Pense Rápido: 10 Segundos é a Diferença Entre Uma Foto Tosca e Uma Incrível!

Tudo bom amante da fotografia?

Se tem uma habilidade que todos que tiram fotos há um bom tempo desenvolvem é: rapidez de pensamento (e ação).

Deixe-me clarificar contando a história de como eu tirei a foto que você vê neste post. Domingo passado eu decidi subir uma trilha até o pico da “Lions Head” que é esta montanha que fica literalmente encostada na Cidade Do Cabo, na África Do Sul.

Eu comecei a subir no final da tarde, quando a luz tende a ficar muito melhor pra fotografia, a famosa “golden hour”, a hora dourada que todo fotógrafo precisa saber. As cores ficam mais quentes e a cena fica simplesmente fantástica perto do pôr do sol.

O problema é que nesta hora é típico na cidade de se formar uma espécie de capa de nuvem em cima de basicamente todas montanhas, é um fenômeno muito interessante (e lindo de se ver).

A cadeia de montanhas aqui é chamada de Table Mountain e este fenômeno é conhecido como “Table Cloth”… pega a jogada? “Serra Da Mesa”, “Toalha de Mesa”… heheh por que realmente parece uma toalha de mesa mesmo, já que as nuvens se movem pra baixo da montanha como uma cachoeira, espetacular.

Enfim, depois de 1 hora chegamos no topo e após respirar e dar uma olhada de 2 minutos na visão 360 graus de tirar o fôlego, adivinha…

A tal “toalha de mesa” resolveu dar as graças…

As nuvens de humidade chegaram e ADEUS vista! Porém, como muitos dizem: “Coisas boas acontecem pra quem espera“, certo? hehe

Bom, esperei bastante e aí comecei a caminhar pra descer a montanha de volta QUANDO…

Sim, o provérbio se concretizou e por EXATOS 20 segundos as nuvens sumiram, abrindo essa cena magnífica de encher os olhos de lágrimas!

Eu tive 20 segundos pra pegar a câmera, configurar, compôr e tirar a foto, sem muita margem pra erro!

2 segundos depois de eu tirar a foto, as nuvens voltaram e aí já era, sem mais vista… só nos restou descer a trilha, PORÉM:

Desci a trilha com a imagem devidamente capturada e feliz =)

Bom, acho que os toques aqui são 2 principalmente:

  • Aproveite a “golden hour” sempre que possível para capturar a melhor luz!
  • Domine sua câmera para que quando a oportunidade da foto surgir, você consiga capturar a foto sem pensar muito em que botões apertar!

 

Poucos segundos podem ser a diferença entre se capturar uma imagem que inspira, emociona e marca história e uma foto tosca, palha, chata, tediosa ou como queira chamar…

As configurações que usei pra esta foto foram:

  • Canon 60D
  • Lente sigma 10-20 (em 16mm)
  • ISO 100
  • F/7.1
  • 1/80

 

É isso, espero que tenha curtido a foto! 🙂

Se você curte tudo isso e quer ver como a gente faz todo o processo, ponta-a-ponta, para tirar fotos sensacionais, veja este vídeo aqui!

Um grande abraço,

Rodrigo