O Banco Solitário

A história por trás dessa foto é bacana, saca só: estava em uma praça em Reykjavik na Islândia, com meu irmão Rodrigo, fazendo algumas macros de qualquer coisa que destoasse um pouco da neve, que era muita, diga-se de passagem, hehe. Como era final de Abril, mudança de estações, etc, o contraste de cores é simplesmente MAGNÍFICO… você tem vegetação queimada, alguns brotos vikings de flores tentando sobreviver a neve e o frio, ou seja: ARTE!

Então lá estávamos nós, focados exclusivamente nas macros e com tudo configurado pra isso, até que abaixei a câmera e fui dar uma olhada ao redor. Eis que vi esse banco ai perdido num canto do parque. “O Banco Solitário”, pensei. A propósito, você sabia que coisas (objetos, plantas, pessoas, construções, etc) sozinhas nas fotos, normalmente, são intrigantes? Pois é, então sem pensar 2 vezes troquei minha lente e busquei uma composição que reforçasse essa ideia de que o banco está perdido.

A dica principal aqui é EXPLORAR ao máximo o lugar que você está. Quantas coisas diferentes a gente acha simplesmente andando ao redor, quantas composições criativas surgem! Muitas vezes eu acabo gostando mais das fotos que fiz nessas situações, do que aquelas planejadas 😉

Bom, na composição busquei reforçar a Golden Ratio e também a técnica Leading Lines, que se você não faz ideia do que são ou o que elas fazem nas tuas fotos, coloque seu email JÁ aqui no Cara Da Foto que te mandamos um vídeo bacana sobre isso.

As configurações que usei foram:

  • ISO: 100 (porque tinha bastante luz ambiente)
  • Abertura do diafragma: 5.6 (para borrar o fundo)
  • Veloc. Do obturador: 1/500 (para deixar a foto bem nítida, sem tremidas)

 

Agora, se você ainda não consegue olhar pra tua câmera e se sentir no CONTROLE, olha pra tuas fotos e pensa: “bah, não era bem isso que eu queria”, clique AQUI e veja o nosso curso oficial de Introdução à Fotografia Digital do Cara Da Foto. São aulas em vídeo que nunca vi em lugar nenhum, a abordagem é bem PRÁTICA e direta sobre tudo aquilo que você REALMENTE precisa saber pra sair esbugalhando os olhos das pessoas que virem tuas fotos! Sem balela e enrolação! Clique AQUI e veja o vídeo de apresentação do curso.

Grande abraço,

Ricardo