Afinal, Como Tirar Boas Fotos Com o Céu Branco Desse Jeito?!

Opa, hoje trago para você mais um vídeo diretamente da Islândia! Dessa vez estava nos arredores da capital, Reykjavik, apreciando um dia tipicamente cinzento.

Você vai me ver comentando que o céu estava completamente branco/estourado, o que pode ser PÉSSIMO para fotografia! Só que eu queria muito capturar o momento mesmo assim, então tirei fotos usando 3 exposições diferente pra depois recuperar alguns detalhes específicos, principalmente no céu.

Essa “técnica” tem vários nomes e formas de fazer, talvez você já conheça como autobraketing. Veja só como configurei minha máquina:

  • ISO 100
  • f7.1
  • 1/1600 – 1/1400 – 1/400

 

Perceba que a única coisa que mudei aqui foi a VELOCIDADE DO OBTURADOR, então em cada uma das 3 fotos eu tive um resultado diferente:

  1. 1/1600:  normalmente exposta (céu estourado)
  2. 1/4000: escura (céu bem mais detalhado)
  3. 1/400: foto super clara (sombras reduzidas porém céu completamente estourado)

Depois no processamento eu criei máscaras e fui pegando o melhor de cada uma das fotos! 😉

A dica principal aqui é: nesse tipo de situação onde você meio que sabe que a foto pode ficar CLARA DEMAIS (ou o oposto), não tenha medo de experimentar! Tire várias fotos, isso facilita muito o seu aprendizado e o seu cérebro fica treinado para a próxima vez que isso acontecer. Se possível, tente fazer autobraketing também como eu fiz, depois no pós-processamento vale muito a pena 🙂

Se você ainda apanha um pouco para essa questão toda de configurações ou se as suas fotos simplesmente não ESBUGALHAM os seus olhos, veja JÁ esse VÍDEO AQUI!

Grande abraço e vamo que vamo!

Ricardo