Opa, hoje trago para você mais um vídeo diretamente da Islândia! Dessa vez estava nos arredores da capital, Reykjavik, apreciando um dia tipicamente cinzento.
Você vai me ver comentando que o céu estava completamente branco/estourado, o que pode ser PÉSSIMO para fotografia! Só que eu queria muito capturar o momento mesmo assim, então tirei fotos usando 3 exposições diferente pra depois recuperar alguns detalhes específicos, principalmente no céu.
Essa “técnica” tem vários nomes e formas de fazer, talvez você já conheça como autobraketing. Veja só como configurei minha máquina:
- ISO 100
- f7.1
- 1/1600 – 1/1400 – 1/400
Perceba que a única coisa que mudei aqui foi a VELOCIDADE DO OBTURADOR, então em cada uma das 3 fotos eu tive um resultado diferente:
- 1/1600: normalmente exposta (céu estourado)
- 1/4000: escura (céu bem mais detalhado)
- 1/400: foto super clara (sombras reduzidas porém céu completamente estourado)
Depois no processamento eu criei máscaras e fui pegando o melhor de cada uma das fotos! 😉
A dica principal aqui é: nesse tipo de situação onde você meio que sabe que a foto pode ficar CLARA DEMAIS (ou o oposto), não tenha medo de experimentar! Tire várias fotos, isso facilita muito o seu aprendizado e o seu cérebro fica treinado para a próxima vez que isso acontecer. Se possível, tente fazer autobraketing também como eu fiz, depois no pós-processamento vale muito a pena 🙂
Se você ainda apanha um pouco para essa questão toda de configurações ou se as suas fotos simplesmente não ESBUGALHAM os seus olhos, veja JÁ esse VÍDEO AQUI!
Grande abraço e vamo que vamo!
Ricardo