PERGUNTA:
Qual desses dois é você?
- Fotógrafo REALIZADO
- Fotógrafo TRISTE
Te pergunto isso porque existem 3 diferenças perigosas entre um e o outro. Diferenças entre fotógrafos bem sucedidos dos demais.
Essas são coisas que eu só fui descobrir com o tempo e prática mas que eu acho que podem te ajudar também. Vamo lá então? A diferença perigosa #1 é: de um lado você tem o fotógrafo…
SORTUDO vs. COMPETENTE
Aquela pessoa que faz tipo 1000 fotos por dia e aproveita umas 5 só dessas 1000, e a outra pessoa que gosta e aproveita a maior parte dos cliques que der.
O que separa esses fotógrafos então?
Simples: a técnica!
Um sabe e usa, o outro não sabe e portanto conta somente com a sorte pra ter foto boa.
O fotógrafo competente sabe que equipamento é um mero instrumento e o que mais faz diferença prática nas fotos que tira é a composição fotográfica usada, a visão artística, as configurações dos 3 pilares e depois o pós-processamento…
E o fotógrafo sortudo só faz foto boa na sorte e tá sempre correndo atrás da câmera mais nova, da lente mais rápida e clara, sempre correndo atrás da pílula mágica da foto perfeita e gasta uma fortuna e tempo e nunca faz as fotos que quer, culpando é claro o EQUIPAMENTO.
Isso é muito perigoso e CARO pra você!
Agora, a diferença perigosa #2 tá diretamente ligada à essa questão de sorte e competência: de um lado você tem o fotógrafo que…
COPIA vs. SE INSPIRA
A primeira coisa que eu vejo quando posto alguma foto no meu perfil pessoal no instagram (@ricardopolesso) são as pessoas me perguntando:
Qual a lente, qual a câmera, a abertura usada, o iso selecionado, velocidade do obturador que tava na hora, se usei filtro, se eu tava de chinelo ou tênis, a cor da minha camiseta, e etc.
Essa vontade é motivada principalmente pela ideia de que:
Se a pessoa fizer EXATAMENTE o que eu fiz, tecnicamente a foto dessa pessoa teria que ser EXATAMENTE igual, certo? Errado!
Você pode ter a exata mesma lente, a exata mesma câmera, estar no exato mesmo lugar e usar as exatas mesmas configurações e chegar em uma foto totalmente diferente E isso é incrível porque nenhuma foto vai jamais ser igual à outra.
Então pega só…
Hoje em dia eu uso em 90% das minhas fotos o seguinte:
- CÂMERA: Canon 80D
- LENTES
- Sigma de 10-20mm
- Canon 24-105 L F/4
- Canon 18-135
- MODO AV: Gosto muito de usar esse modo de captura.
- ISO: O mais baixo possível (tipo entre 100 e 400)
- ABERT. DIAFRAGMA: f9 – f/10 – f/11
Esse é o tipo de coisa que você pode ter uma colinha no bolso e usar sempre a mesma coisa e sim, suas fotos vão ficar consideravelmente melhores, porém elas vão ficar limitadas a isso.
Essa não é a resposta.
Como eu disse anteriormente, talvez alguns dos aspectos mais importantes da fotografia sejam:
Composição – Visão artística e Estilo de processamento | Isso sim!
Bom, vamos pra diferença perigosa #3 é: de um lado você tem o fotógrafo…
SABICHÃO vs. HUMILDE
Quando se acha que já se sabe de tudo… algumas coisas acontecem:
Quando se acha que já se sabe de tudo, bloqueia-se conhecimento novo, não se aprende estilos novos, tendencias atuais, sacadas/hacks recém descobertos…
E isso te evita evoluir, te faz não economizar tempo sabendo de novas técnicas e o pior de tudo:
Te blinda de críticas, feedback das pessoas.
Quando você acha que já sabe tudo, recomendo que faça como eu e e abra tipo o 500px.com, flickr.com ou o prórpio insta por uns 20 minutos… te garanto que você vai ficar humilde rapidinho, hehe.
A ideia principal aqui é NÃO CAIA NA ZONA DE CONFORTO.
Fotografia é uma arte em constante evolução, não fique de fora dela e abra a cabeça para toda crítica e sugestão que você tiver. Elas valem ouro!
Um atitude humilde é sempre uma boa ideia!
Beleza, beleza, beleza?
Espero que tenha curtido!
Um abraço forte,
Ricardo (@ricardopolesso)
✅ Me siga no INSTAGRAM: @ricardopolesso
👉 Cara Da Foto no INSTA : @caradafotooficial
💥 CURSO MASTER DE FOTOGRAFIA. Veja gratuitamente a apresentação dele aqui: http://bit.ly/master-curso
📙 Nosso livro bestseller aqui: http://bit.ly/livrocdf