Um Momento No Tempo

Olha, preciso ser sincero contigo. Até o exato momento em que decidi escrever o post, a minha versão preferida desta foto NÃO era essa em preto e branco.

Eu fiz 3 versões diferentes desta foto, e como sempre, você é mais que bem vindo para dizer nos comentários o que achou delas, qual a sua preferida, etc 🙂

Bem, ultimamente tenho me desafiado a ver mais, a ir além nas minhas fotos (ta aí então a explicação dessas versões alternativas que tenho feito de vez em quando).

Mas confesso que cada vez mais me vejo com dificuldades de escolher “a preferida”. Bom sinal? Acho que sim, hehe 🙂

Para te dar um pouco de contexto, nesse dia eu estava no Grand Teton National Park nos Estados Unidos. Esse celeiro que você vê na foto faz parte de uma vila Mórmon abandonada.

Pois bem, as duas outras versões de processamento para esta foto, são:

mormonBarnColor

Aqui eu quis replicar o que meus olhos viram na hora, com um processamento mais natural.

 

mormonBarnArt

Nessa outra, eu quis realçar bem o sentimento de abandono e nostalgia. Para isso, usei um dos nossos PRESETs: o “Abandonado”.

 

A minha versão preferida até este exato momento, era a foto em CORES. O contraste das cores eh realmente bacana, você não acha?

Mas acontece que enquanto eu escrevia esse post, me lembrei o que passou na minha cabeça naquela hora. Eu realmente queria capturar o sentimento de desolação e abandono, e o preto e branco fez mais jus a esta ideia, na minha opinião.

As configurações usadas foram:

  • Canon 700D
  • Lente Canon 18-135 em (25mm)
  • Filtro de Densidade Neutra (p/ longa exposição)
  • ISO100
  • f/7.1
  • 30s (por isso as nuvens estão borradas)

 

E você, qual das versões prefere?

Aproveite para dar uma olhada nos nossos PRESETs oficiais para o Adobe Lightroom se ainda não conhece. Clique AQUI para vê-los em ação.

E claro, se quiser levar sua fotografia para um outro nível junto com a gente, veja os nossos cursos oficiais em video, clicando AQUI.

Um grande abraço e vamo que vamo!

Ricardo

  • Diego Vieira

    A segunda mostra o céu mais real, acho que fico com essa 🙂
    porém na terceira a casa ficou melhor.

    de qualquer forma, excelente trabalho como sempre!

  • Denise Berthier

    Bom, se tivesse algum animal, alguma pessoa saindo do banheirinho rsrsrs, algum sinal de vida, a segunda foto seria melhor. Mas se você quis passar esse sentimento de abandono, realmente olhando para a preto e branco foi isso que senti. Parabéns.

    • Seria especial mesmo, né?! Sabe, até que tinha alguns esquilos indo e vindo, mas assim que vc chega perto eles se mandam hehe

  • Don Ramón

    Apesar da beleza das cores da segunda foto, acho que o P&B “casou” melhor com a cena. Não só porque expressa melhor a sensação de abandono do local, mas especialmente porque transmite a ideia de uma viagem ao passado, quando este lugar era habitado/ocupado. E a foto em P&B tem essa magia, ela nos leva a tentar decifrar mentalmente/sentimentalmente uma cena/paisagem… Grande foto, Cara!

    • Que bacana, obrigado Don! Ah, a sua observação é muito boa tbm. O P&B/Sépia realmente são insubstituíveis nesse quesito

  • Francisca

    Se a intenção é expressar a ideia de abandono, de facto o P&B está excelente. Porém, quando vi a foto com cor e tendo em conta a quantidade de diferentes tonalidades que existe nomeadamente na “casa” penso que o P&B esconde a mistura espetacular de cores. Por isso escolheria a terceira – até porque, na minha opinião, a própria casa pelas suas cores já dá sinais de abandono.
    Parabéns pela foto (:

  • RILDO MENDONÇA

    Meu Amigo! eu não profissional da fotografia, sou amante da fotofografia. A melhor foto,. sem dúvida, é a P&B eu até senti o cheiro da grama, lógico! a colorida são bélas não tenho dúvidas, mas a P&B é demais! Um forte Abraço em P&B

    • Hahah bacana Rildo, obirgado por compartilhar com a gente!