Inverno Carioca

Recentemente estive no Rio de Janeiro e com muita “sorte”, TODOS os meus dias lá foram tão ensolarados como nessa foto heheh.

Tá certo que eu bem que queria ter pego pelo menos um diazinho de sol pra viver um momento tipicamento carioca, sabe como é… mas não foi dessa vez. Só que como a gente sempre fala por aqui no Cara Da Foto: céu nublado + nuvens carregadas = fotos dramaticamente SENSACIONAIS! 🙂

Além da iluminação difusa suavizando as sombras, as fotos ganham um ar dramático e intrigante. Inclusive, se você quiser brincar de preto e branco, dias como esse são especialmente bons.

Bem, nessa foto, apesar da neblina complicando um pouco a vida, curti bastante a variação natural da temperatura das cores. Se você reparar, no primeiro plano as cores são bem mais quentes do que lá trás, no Cristo. O jeito que o sol batia aqui na frente era diferente de lá no fundo.

É sempre bacana explorar isso, acaba dando profundidade nas suas fotos e guia os olhos de quem olha.

Na composição, decidi deixar os prédios e o morro no canto da direita meio que levando até o outro lado da foto para o Cristo (que acaba sendo um detalhe e não o foco principal nessa foto). No processamento ajustei quase nada, só trouxe as cores e o contraste que vi lá na hora.

Essas foram as configurações que usei:

  • Canon 550D
  • Lente 18-135 (em 37mm)
  • f/4.5
  • 1/100
  • ISO100

Tentei abrir o diafragma o máximo possível para não aumentar o ISO nem diminuir a velocidade do obturador, queria evitar fotos tremidas e com muito ruído – o que você definitivamente não quer nas suas fotos, PRINCIPALMENTE em dias de neblina. Fica uma coisa estranha, vai por mim…

Espero que use essa dica rápida e aproveite TODOS os dias para fotografar! Fique ligado nessas sutilezas da natureza, seja a mera variação de temperatura das cores, o ar dramático no céu cinzento ou até mesmo algo que só você viu e chamou sua atenção na hora. Eternize momentos fazendo as fotos que você REALMENTE quer fazer, e se isso ainda é um pouco desafiador para você, assista esse vídeo aqui. Você PRECISA assumir o controle dos teus equipamentos e tirar fotos por competência, não por sorte. Veja como clicando AQUI.

Um grande abraço,

Ricardo

 

 

  • Caique Silva

    Pfv me ajuda me do como entrar em contato com vc Ricardo ou Rodrigo pfv preciso de uma ajuda

    • pode usar o formulário de contato aqui do site mesmo, sempre que dá tentamos responder 🙂