As 4 Maiores Mentiras Sobre Fotografia Que Ainda Podem Estar Te Enganando

Opa, hoje quero bater um papo rápido com você sobre o que eu acredito serem as Quatro Maiores e Mais Enganadoras MENTIRAS sobre a Fotografia Digital de todos os tempos!

Éééé… assunto quente, então relaxe, sente-se confortavelmente na sua cadeira e simbora! Tenho certeza que você já escutou pelo menos duas dessas infelizes mentiras, então respire fundo, porque hoje a gente vai brindar a ANIQUILAÇÃO total delas, hehe 🙂

1 – Começando pela mais infeliz de todas: “Equipamento GARANTE fotos sensacionais!”

mentira_1Dois tipos de pessoas falam isso: aquele que tem mais equipamento que competência e o típico “muleteiro”, que acha desculpa pra tudo! A verdade é que equipamento não garante NADA! A competência, sim, garante.

Hoje qualquer celular e camerazinha de bolso filma em HD, tira fotos em alta resolução e boa qualidade.

Então o que realmente separa o CARA, do amador, é a manipulação da câmera, composição, aproveitamento da luz, escolha e o enquadramento da cena, enfim… a ARTE!

Pega um cara que fala que equipamento faz foto bonita, e coloca na mão dele a câmera mais cara do mundo.

Você vai olhar as fotos e rachar o bico, qualquer criança consegue fazer igual e não precisava ter gasto trilhões de “dinheiros!”

Mas calma lá, não tô dizendo que equipamento é tudo igual e tanto faz, mas sim que me parece bastante lógico comprar pela NECESSIDADE e não pela crença de que isso vai garantir bons resultados.

Nada mais frustrante que gastar muita grana e descobrir, depois, que o que faltava mesmo era o seu domínio.

Então é um grandessíssimo de um mito acreditar que equipamento, SOZINHO, vai levar suas fotos para um outro nível!

Câmeras e lentes são meios de capturar e expressar a arte que você cria através da SUA competência e visão artística!

Quanto mais experiente você for, mais liberdade vai querer ter e consequentemente vai investir naquilo que te propicie isso!

2 – A inocente: “Fotógrafo que é fotógrafo não PROCESSA fotos”.

mentira_2Essa é de matar, né não?

Minhas fotos NUNCA saíram perfeitas da câmera, não importa o que eu faça nas configurações. Sabe por quê?

Porque o sensor simplesmente não captura o contraste e as cores como elas realmente eram.

A distribuição da luz, a perda de nitidez, as distorções da lente e etc, deixam cada vez mais longe aquela imagem linda que seus olhos viram.

Processar uma foto é tão importante quanto tirá-la!

Eu costumo dizer que o processamento começa na hora que você usa algum tipo de filtro físico na lente, e vai até o software depois.

A foto PRECISA fazer jus ao momento que você fotografou! Você deve deixar suas fotos tão bonitas quanto elas merecem.

Concordo que quando a gente fala em processar fotos, hoje em dia, é tudo muito fácil e as opções são infinitas. Mas eu, particularmente, não pratico (nem gosto) da manipulação que descaracteriza a cena, como por exemplo: substituir nuvens, recortar árvores, colocar passarinhos e arcoíris onde não tinha, etc.

Agora, tirar uma aberração cromática, trabalhar na nitidez e contraste das cores, isso eu faço em TODAS minhas fotos.

Acho que todo fotógrafo precisa meter a mão naquilo que a câmera fez um mau trabalho, ou nem fez. Pra isso você encontra vários softwares, como o Adobe Lightroom, por exemplo, que recomento fortemente! Inclusive, já viu esse vídeo gratuito com uma dica bacana de processamento? Clique AQUI, acho que você vai curtir!

Mas olha, se isso ainda não faz sentido pra você, saca só: sabe AQUELA sua foto preferida? Aquela que você capturou o momento exato, naquele lugar fantástico?

Aquela foto PERFEITA, que… bem, ficou com o horizonte um pouquinho torto, o céu meio esbranquiçado e sem vida… as cores pouco vibrantes? Pois é, ajeita a coitada! A cena que você viu aquele dia é melhor que isso e merece representar exatamente aquilo tudo.

Foi sua câmera que não conseguiu “pegar” tudo. Exceto o lance do horizonte torto, que a culpa foi inteiramente sua, hahahah!

3 – A lamentável: “Estude e leia MUITO para tirar fotos impressionantes”

mentira_4Ótimo se você, em algum momento, enfiou a cara nos livros e sabe TUDO que tem pra saber sobre a óptica, mecânica, a origem e o passado da fotografia!

Conhecimento é conhecimento e isso não se discute. Agora você há de aceitar que isso, definitivamente, NÃO garante boas fotos! Ajuda, SIM, mas não garante. Mais importante que estudo, técnica e equipamento, é a visão artística.

Tá cheio de fotógrafos (“natos” ou não) que saem impressionando sem ter lido absolutamente NADA a respeito.

A arte flui naturalmente e a prática vai aperfeiçoando os resultados. Pessoas assim tiram fotos inacreditáveis com iphone também, sem nunca ter visto um tutorial, se quer. Mas claro, é sempre bom que se domine, pelo menos, os três pilares da fotografia (sensibilidade do ISO, abertura do diafragma e a velocidade do obturador).

Dessa forma você aproveita o melhor de cada situação e evolui a cada foto!

4. Pra fechar, a comum: “Use o modo AUTO da sua câmera”.

mentira_4Meu chegado, minha chegada… sua câmera é BURRA, sabia?

A coitada se esforça para adivinhar o que você quer, mas quase nunca acerta. Isso é básico, o modo AUTO é um atraso! Suas fotos só vão ESBUGALHAR os olhos das pessoas, quando você assumir o controle total da câmera.

Você não quer que ela escolha sozinha qual a melhor abertura do diafrágma, que calcule uma velocidade do obturador e, muito menos, que soque um ISO alto quando tiver pouca luz.

Você precisa e deve ser o responsável pela foto que vai bater, não a máquina! Ah… vou nem entrar no mérito do flash automático, hein!

Valorize suas fotos e a si mesmo: FUJA DO AUTO!

Explore sua criatividade em fotos de longa exposição, escuras, dramáticas, desfocadas, etc…

Analise o fotômetro e configure você mesmo os pilares e modos da sua câmera! Você irá ser grato por fazê-lo, caso ainda não o faça 🙂

Entendo que essa transição pode ser um pouco assustadora inicialmente, então quem sabe o nosso curso oficial de Introdução à Fotografia Digital possa ajudar você também. É um verdadeiro bestseller nacional que leva você pela mão, de forma super direta e prática por tudo aquilo que você precisa entender para assumir o controle total do seu equipamento. Veja clicando aqui!

Fechando…

Sabe, me frustra MUITO ver esse tipo de mentira todos os dias. A arte da Fotografia é fantástica demais para ser TEDIOSA e MONÓTONA! Fotografia é ARTE, é VIDA… é DIVERSÃO!

É isso aí, sei que concorda comigo, então deixo você jogar a última pazada de terra nessas 4 mentiras, beleza?

Espero que você tenha achado útil e passe adiante a mensagem, ninguém merece ser prisioneiro dessas crendices arcaicas! A gente se vê no no próximo post 🙂

Um grande abraço,

Ricardo

  • Bruno Nascimento

    kkkkkkkkkkkkkk não tem como não rir com a 4ª mentira

    • José Viturino

      Dizer que é um bom fotógrafo sem fazer um curso, confiando só no famoso verdinho da máquina é entrar pela porta dos fundos da fotografia. A 4ª mentira é realmente uma mentira. Abraços.

  • Rainilde Back

    Adorei o texto. Sensacional. “…A câmera é burra.” …”Ajeita a coitada”. Fotografia é Arte, é Vida…é Diversão. Parabéns, Cara Da Foto!!!

  • realroca

    A primeira e a segunda são as que mais me incomodam no meu dia a dia. Muito chato!!! Você até que tenta explicar isso tudo que você escreveu mas eles nunca ouvem, vão a procura de uma câmera com maior mega pixels(todo fotógrafo sabe que isso não entrega nenhuma qualidade a mais), até parece que trabalham numa gráfica hahaha…Forte abraço e bela matéria Ric.

    • …é a triste realidade de muita gente, infelizmente! Bom, agora tu já sabe pra onde mandar eles, né não? Aqui pro site, óbvio… não pra aquele outro lugar ahaha =)

  • Adriano Toledo

    Sensacional, não sou profissional, mas me apaixonei por fotografia quando comprei uma camera pra fazer comerciais de tv, sou um profissional em computação gráfica, e foi amor a primeira vista, mas infelizmente, uma mentira dita muitas vezes, se torna verdade. Aprender não ocupa espaço, e tenho aprendido muito com vcs. Grande abraço !!!

    • Falou e disse, é bem fácil se pegar acreditando nessas mentiras de tanto que a gente escuta por aí! Bacana que tá curtindo o site, Adriano! Abs =)

  • Itanajé F. Oliveira

    O ‘óbvio que ignoramos’. Parabéns pelo trabalho nota 10! Grande abraço.

  • Horacio Junior

    LEGAL….

  • Carlos Alberto Melo

    A maneira despojada e muito coerente de falarem sobre fotografia, desmistifica o mito de que é preciso gastar muito dinheiro e ler milhões de livros para se tornar um fotografo razoável. Os Caras da Foto são mesmos os caras, que nos motivam e nos orientam de forma muito amigável o que realmente precisamos saber para darmos os primeiros passos nessa arte maravilhosa. Depois a inspiração e a criatividade é de cada um… Obrigado Rodrigo e Ricardo.

    • WOW! Muito legal seu feedback, obrigado por compartilhar, Carlos

  • Fausto Diniz Da Silva Júnior

    Esses irmãos são demais, além de excelentes pessoas, gostam do que fazem e querem que outras pessoas aprendam o que eles aprenderam. Parabéns, todas as matérias são muito úteis.

    • É isso aí, valeu Fausto!

    • Antonio Duarte

      São bons, mas o vídeo, para vender o DVD poderia ser um pouco mais curto e objetivo. O problema é que eles usam a famigerada técnica de marketing de quanto mais falar sobre um produto a ser vendido, aparentemente mais as pessoas dão credibilidade a ele. Podiam ter nos poupado disso..

  • Só o Ourooo….

  • Fabrício Caetano Moraes

    A Primeira e a Segunda são as que eu mais me deparo no dia a dia com Profissionais da Área embora eu não seja Profissional da Área. Estou feliz com a minha Nikon D3100 e ela me atende em tudo que preciso, com o tempo claro vou investir nela mais por vontade própria e não pra exibir um monte de equipamentos para os outros, deixarei isso com os apressados haha

  • Wellington Shoji

    Muito boa matéria, o olhar do observador é quem determina o equipamento ideal e não o contrário! Em tempo, parabéns ao site!

  • Tiago Santos

    100 comentários vcs são muito didáticos !!! Já observei algumas mudanças … Em breve irei adquirir um material de estudos com vcs !!!

  • Manasses Bragança

    Aprendo muito com os cara da foto! Obrigado! Muito boa a palestra no congresso de fotografia!

  • Renato Ludvig

    “Equipamento garante fotos sensacionais”… MENTIRA! Fiz algumas fotos ótimas com minha primeira câmera digital, uma Fuji de 2Mpixels, com zoom ótico de 3x (e também já fiz muitas porcarias com a atual, bem mais cara…).

  • Loiberto Verwiebe

    Parabéns, pessoal, voces comprovam mesmo que são “o cara da foto”! Excelentes dicas, excelente narrativa, sempre focando no mais importante! Abraços aos dois!

    • Valeu, que bom que curtiu! Foco no que interessa, SEMPRE hehe

  • Loiberto Verwiebe

    Pessoal, voces são mesmo “o cara” da foto! Muito obrigado pelas ótimas lições e dicas!

  • Antonio Carlos Valença de Oliv

    Como sempre suscintos, práticos e objetivos. Derrubando os mitos e deixando claro a competência do fotógrafo e não da máquina. Já tirei fotos incríveis com celular, mas tive de configurar o que ele tinha disponível e ainda esconder o sol atrás de um poste para tirar a explosão. Uso uma câmera Sony Cybershot HX-400V (é, lente fixa e sem RAW) e continuo tirando fotos de boas a ótimas. Aprendí com o Rodrigo e Ricardo a TER de processar as fotos…rs. Assinei o curso também. Super abraço

    • Isso aí Antonio, o que faz diferente de verdade é quem fica atrás da câmera e não ela em si! Obrigado pelo feedback e vamo que vamo

  • Felipe Trajano de Macedo

    Gostaria de saber se o curso tem certificado (diploma)?

    • emitimos certificado de participação, sim =)

  • ALBENIA PRAXEDES

    Vocês são feras, estou aprendendo muito, pena que ainda não tenho uma câmera que com uma lente que eu possa praticar… mas chego lá rsrsrsr

  • Aline Amâncio

    além do controle de exposição, minha câmera não permite mais configurações manuais. apenas há modos de cena, auto, auto simplificado e cores. como faço? nikon l820 (superzoom)

    • talvez seja a hora de partir para uma DSLR 🙂
      Dá uma olhadinha na parte de tutoriais aqui do site, a gente fala sobre isso

  • Assis Floripa

    no meu ponto de vista não adianta só ter conhecimento,tem que praticar e gostar do que esta fazendo, pois fotografia é uma arte e exige paciência. muito bom galera. abraço

  • Tudo que falou, eu concordo plenamente. Parabéns mais um vez.

  • Renato Souza

    Vim prestigiar o trabalho de voces. E realmente muito bom.

  • Paulo Sergio Pinheiro

    Olá Ricardo e Rodrigo, boa tarde! O que vocês poderiam dizer sobre a maquina Nikon Colpix P 520