Finalmente tive uma boa oportunidade de fazer uma fotos dessas! No post de hoje, dou um PASSO-A-PASSO e explico certinho como fiz a minha, pra você já sair fazendo as suas também por aí…
Registrar o caminho das estrelas com a rotação da terra, é uma coisa que sempre me fascinou. A verdade é que com uma câmera na mão, você é praticamente um DEUS do tempo heheh 🙂
Tirei essa foto numa madrugada gelada na cidade de Hafslo na Noruega, enquanto tentava pegar uma aurora boreal. Acabou que a aurora foi muito fraca para aparecer na foto. Mas acabei tendo a ideia de fazer essa outra foto, já que fui presenteado com uma noite completamente sem vento e céu 100% aberto.
Você que já tentou fazer uma foto dessas antes, sabe bem o valor que é ter essas condições climáticas!
Tá afim de fazer fazer uma também? SIMPLES, você precisa de:
- Um Tripé ESTÁVEL
- Disparador remoto (algumas máquinas já vem com funções embutidas)
- Céu aberto e preferencialmente sem vento
- Breu. Procure uma cena o mais escura possível. Evite regiões muito iluminadas (cidades, vilas, etc)
- Paciência (MUITA)
OBS.: Muita gente PECA no passo 4. Atenção redobrada nele!
Depois:
- Coloque sua máquina no modo MANUAL
- Selecione a velocidade do obturador “BULB”
- Segure o botão do disparador remoto pelo tempo que quiser (e conseguir)
- Ou: Configure um tempo específico no disparador remoto (15min por exemplo) para que ele pare automaticamente
- Ou: Use funções da própria câmera. Na minha Canon 700D, quando coloco no modo BULB, é só eu tocar na telinha de trás que ela começa a capturar. Para parar, é só encostar novamente.
Ah! Você também não precisa de um disparador remoto se quiser tirar fotos de até 30 segundos – a maioria das câmeras tem essa velocidade disponível já de fábrica. Mas sinceramente, você quer muito mais tempo que isso se o objetivo for fotografar o caminho das estrelas.
Bom, nunca casca de noz, esse aí é o meu processo. Simples, né? O mais difícil sempre foi achar um lugar pra testar. Mas finalmente consegui, hehe. Na minha foto usei essas configurações:
- Câmera Canon 700D
- Lente Sigma 10-20 (em 10mm)
- f/4.0
- 3604s (Sim, mais de 1 hora com o obturador aberto!)
- ISO100
Depois de mais de uma hora capturando o céu, meus olhos esbugalharam com o resultado hahah. Estava super escuro na hora, então foi um desafio compor e pegar o foco infinito nas estrelas. Inclusive, você não precisa esperar um tempão desses pra ver se tudo está em foco ou se curtiu a composição, use ISO alto e tire algumas fotos teste até estar contente com as configurações que vai usar pra valer.
Isso aí! Fotografia é ARTE e VIDA. Se você também ama ela tanto quanto a gente, veja esse vídeo aqui. Aprenda NA PRÁTICA como configurar sua câmera para qualquer situação e tire fotos realmente sensacionais. Clique aqui!
Um abraço,
Ricardo