Veja o que é esta coisa que tem o poder de mudar sua fotografia para sempre e como você pode chegar nela também seguindo 3 simples passos!
Com isso você simplesmente passa a fotografar melhor, fotografar muito melhor na real…
Vamos chamar essa coisa, essa habilidade de:
OLHAR CLÍNICO FOTOGRÁFICO
Seguinte, eu quando estava começando na fotografia achava essas minhas fotos aqui simplesmente incríveis e incomparáveis… e isso é perfeitamente normal, faz parte do processo.
Assim como com qualquer outra habilidade, quanto mais se aprende, percebe-se o quanto ainda tem pra aprender e o quanto a gente “não sabia nada” antes, né?
Agora, esse olhar clínico fotográfico é o tipo de coisa que vem com o TEMPO, com a experiência… mas não obrigatoriamente, tá cheio de veteranos por aí, com décadas e décadas de cliques e ainda não conseguem reconhecer o quanto suas fotos poderiam ser melhores. Não sei se é por teimosia, orgulho, resistência de se atualizar… enfim, o ponto é:
Tempo e experiência nem sempre é a resposta.
Provas disso a gente vê todo santo dia no insta, né? Cheio de fotógrafo de primeira viagem fazendo fotos aí que viralizam toda vez, uma depois da outra.
Inclusive, você pode me seguir por lá se quiser acompanhar um pouco da minha vida pessoal: @ricardopolesso se isso te interessa.
Agora, como foi pra mim? Como e quanto eu comecei a ver que aquelas minhas fotos que eu achava power, perfeitas, eram na real, meio sem sal, toscas até?
E como que isso aconteceu com vários outros fotógrafos renomados do mundo que eu conheço também?
Da exata mesma forma: “treinando o olho”, desenvolvendo esse “olhar clínico fotográfico”. E pra mim isso aconteceu muito rapidamente, na real, e eu acredito que para você pode ser também.
Como que eu fiz então?
Bem, eu comecei na época a devorar albums e livros de fotografia tentando identificar quais delas eu mais gostava. Quais prendiam mais minha atenção e quais EU GOSTARIA de fazer também…
Eu busquei também fotos que eram publicamente tidas como “incríveis” de acordo com curadorias e opinião popular também.
E feito isso, eu basicamente passei a dissecar todas aquelas fotos, uma a uma, tentando achar algo em comum entre elas. Por o que será que meus olhos eram atraídos?
Ai entendido isso, eu passei a replicar…
Se a montanha na foto tava mais pra esquerda e o sol vindo da direita, eu fazia a mesma coisa em outro lugar, montanha na direita e sol vindo da direita. E assim eu comecei a ver as diferenças práticas que a composição fotográfica fazia, exemplo, mesmo sem entender o porque, eu via que na hora a foto ficava melhor e boa.
Se era um retrato que eu ia fazer, pois bem, a foto que eu mais gostava desse estilo não era lá de longe com a pessoa mal aparecendo, mas sim bem de perto, meio de lado e tal… e boa.
Eu tentava fazer a exata mesma coisa ou algo muito parecido e mágica, a foto ficava automaticamente melhor, as pessoas gostavam mais de ver, e eu também achava muito melhor.
Então em questão de pouco tempo meu olhar foi ficando treinado com as minhas próprias fotos. E nesse momento foi quando eu passei a meio que ir às vezes totalmente contra algumas das coisas que eu sabia que eu tinha que fazer, e as fotos passaram a ser tão boas quanto e algumas ainda melhores aos meus olhos e também pelo Feedback que eu ia recebendo…. e a gente tá aqui agora se falando nesse vídeo, né?
Então se você se interessa em talvez passar pelo mesmo processo, eu te recomendo o seguinte:
Passo 1 - Identifique uma foto que que você acha incrível (e hoje é muito fácil com a internet né?)
Passo 2 - Examine essa foto até identificar o que nela você acha incrível… (será que é o lugar, o posicionamento das coisas na foto, o horário do dia, algum efeito específico, etc
Passo 3 - Tente replicar essas coisas na sua realidade
Faça tipo umas 50 ou 100 vezes e eu te garanto… você vai estar com seu “olhar clínico fotográfico” muito mais afiado e isso custa NADA pra você além do seu tempo e dedicação.
E eu vou te falar, eu faço isso até hoje… sei lá, tipo 20 ou 30.000 vezes depois. É assim que você evolui de verdade.
Com o tempo a tendência é que você migre de querer se inspirar por fotos de outras pessoas e passe fazer com as suas próprias, quem sabe criando um até um estilo inteiro que outras pessoas se inspirem a tentar replicar no futuro.
Maravilha? Espero que o vídeo da semana tenha sido útil para você.
Abraço forte,
Ricardo
👉 Me siga no INSTA: @ricardopolesso
✅ Curso MASTER de Fotografia e Pós-processamento completo:
Veja gratuitamente a apresentação dele aqui: http://caradafoto.com.br/master
📙 Leia meu livro bestseller “Cara Da Foto” aqui: http://caradafoto.com.br/livro