Um bom dia para você, que também é apaixonado(a) por fotografia 🙂
Vai me dizer que você também não curte fotos de nascer ou pôr do sol, com aquela iluminação dourada e dramática?! Os olhos mal conseguem acreditar em tanta beleza. Esse é, sem dúvida, o meu horário preferido para fotografar! Horário esse conhecido como Golden Hour:
A famosa hora dourada (golden hour, em inglês) é o intervalo de tempo quando o sol está próximo ao horizonte, criando sombras suaves com iluminação agradável e naturalmente difusa.
Muitas pessoas compartilham desse sentimento e aproveitam também esses poucos minutos da golden hour em suas próprias fotos. PORÉM, mais pessoas ainda pecam ao fazer isso! Veja, assim como as condições naturais do nascer e pôr do sol favorecem fotos realmente incríveis, o seu trabalho como fotógrafo fica um pouco mais desafiador.
Tenha certeza de que você presta atenção nos seguintes pontos SEMPRE que fotografar durante esse horário. Ah sim, você pode, e inclusive recomendo que use simultaneamente os 3:
- Use os modos MANUAIS da sua câmera (M, AV, TV, A, S)
- Configure individualmente a abertura do diafragma, sensibilidade do ISO e velocidade do obturador, chegando manualmente na exposição que VOCÊ julga correta e balanceada. As câmeras tendem a se perder (principalmente nessas situações) configurando tudo de forma completamente trocada, resultando em fotos super claras ou escuras. Saia JÁ do automático!
- Use do EXPOSURE COMPENSATION
- Para capturar o efeito único da iluminação nesses horários, use do exposure compensation em -1 ou -2 stops na sua máquina para, propositalmente, escurecer um pouco o céu. As nuvens carregam uma tonelada de cores e se você usar a exposição padrão da câmera, dificilmente vai conseguir recuperar depois no pós-processamento.
- Use aberturas pequenas de DIAFRAGMA
- Aberturas pequenas como f/11, f/16, f/22 e etc, fazem com que os raios do sol fiquem estrelados nas suas fotos. É um efeito super legal, que pode ser usado também em iluminações artificias (postes, faróis, e por aí vai). Ao invés de uma bola super iluminada e estourada, o sol passa a ser uma das coisas mais bonitas na foto.
Simples assim, usando essas 3 dicas super rápidas de hoje, você turbina suas fotos e captura o que a cena tem de melhor. Afinal, por que contentar-se com resultados “OK” se você pode fazer fotos INCRÍVEIS com pouco esforço?! Faça jus aos lugares que conhecer e às suas futuras memórias 🙂
Ah, um outro passo extremamente importante é o PÓS-PROCESSAMENTO das fotos. Temos um vídeo legal que ensina o nosso famoso CONTRASTE TURBO, uma técnica que em poucos segundos, deixa as suas fotos no mínimo 10 vezes melhores. Assista clicando aqui. É de graça!
Um grande abraço e vamo que vamo,
Ricardo