1 Dica Para FOTOS INCRÍVEIS de Paisagem

Curte também fotografar paisagens e tal? Nesse caso, eu acho que você precisa saber dessa dica do vídeo…

Bom, como talvez você já saiba:

O meu (Ricardo) estilo preferido de fotografia o nosso estilo do Cara Da Foto na real, é de viagens e paisagens.. e dentro desse estilo tem uma coisa que eu costumo fazer bastante e sempre curto o resultado.

Essa coisa é:

PANORAMA

Então agora eu vou passar rapidamente por algumas questões aqui sobre isso pra gente não se delongar muito, então eu vou te falar sobre o que são panoramas, por que fazer, quando fazer, como fazer e porque ele é uma ótima ideia para esse tipo de fotografia.

Começando então pela primeira coisa, que é:

O QUE SÃO PANORAMAS?

Bom, na fotografia, panoramas são aquelas fotos mais wide, mais panorâmicas e com uma pegada cinematográfica de cinema e etc. Você tipicamente vê fotos como essas de paisagens amplas, vales, skylines, cidades, etc…

Então ao contrário das proporções habituais de 4×3, 5×4 ou mais quadradas, a gente tá falando de tipo 16×9 , 4×1, etc.

Beleza, entendido resumidamente o que são panoramas, vem a hora de falar sobre:

POR QUE FAZER PANORAMAS?

Bom, mas pra você entendem melhor o porque eu tenho que explicar um pouco sobre COMO FAZER PANORAMAS..

COMO FAZER PANORAMAS?

Um panorama verdadeiro é o resultado de várias fotos capturadas lado a lado, ou de baixo pra cima, de cima pra baixo e depois costuradas juntos em uma foto apenas resultante. Ou seja, sua foto final vai ter muuuuito resolução, mais megapixel, mais detalhes, mais informação.

Inclusive tem um hack que vc pode fazer para simular isso, que é pegar qualquer foto sua agora e tirar um pedaço de cima e um pedaço de baixo e sair com um “panorama”…

Mas se você pegar uma foto normal de uma câmera “normal” de tipo 18mp e recortar nas extremidades, você vai acabar com menos megapixel, é claro.

Agora, se você pegar essa mesma câmera e fazer várias fotos:

18Mp + 18Mp + 18Mp + 18Mp e etc…

Sua foto final vai ter tipo 50, 100, 150Mp ou mais.

Inclusive, eu tinha um quadro na minha sala antiga que eu fiz em cima dum panorama de mais de 150Mp que eu fiz. Um quadro grande, bem nítido e cheio de detalhes inclusive (ele jamais ficaria daquele jeito se eu tivesse feito uma foto só e recortado depois…)

Então legal, eu já tenho um tutorial passo a passo aqui no canal onde o Rodrigo explico em detalhes cada parte desse processo para você ver também:

 Então aqui agora eu quero só focar nas dicas principais.

  • Faça panoramas com a câmera virada (vertical/retrato) ao invés na horizontal (paisagem)
    • Caso contrário sua foto vai ficar uma tira muuuito esticada sem quase nada de altura. Fica esquisito. Então ao invés, faça lá suas capturas desse jeito, ainda tirando proveito da resolução máxima das duas fotos, vai pegar mais coisa na vertical também e o seu arquivo final vai ficar com muito mais detalhes também.
  • Use o modo 100% manual
    • Caso contrário a luz pode mudar de uma foto para a outra e você ter problemas depois. Então esse aqui seria um bom exemplo das situações em que eu deixo de lado o meu tão amado MODO AV e mudo para o manual.

VANTAGENS DE SE FAZER PANORAMAS?

A principal vantagem é que você pode recortar pedaços dele e ter dessa sua foto final, tantas fotos quanto você quiser. Simples assim!

Você pode ou fazer dele um post apenas, por exemplo, ou sei lá… 2, 5, 10 posts diferentes só com pedaços diferentes desse panorama. Inclusive, eu sempre falo pra você tirar proveito total do seu espaço disponível no feed da galera postando fotos mais verticais, tipo 4×5, 5×10….

E você pode fazer isso com panoramas também, fazendo isso:

E pra fechar aqui, outra coisa que me faz adorar panoramas é o resultado imbatível quando se imprime.

A nitidez das fotos, do quadro, outdoor, enfim… é muito cristalina. Então se também curte fazer esse tipo de coisa e ainda não faz panorama, tá aí mais um motivo!

Beleza? Então aqui eu não quis esmiuçar todo o processo porque não queremos ficar por horas aqui, não e? Se você quiser um passo a passo prático, em detalhes, na prática e direto do campo que ajuda a fazer capturas sensacionais desse estilo e de qualquer outro, te recomendo assistir o vídeo aqui em caradafoto.com.br/master, combinado?

Mais de 24.000 pessoas aprovaram o nosso método lá e eu acho que você pode curtir também!

Show de bola, era isso por hoje.

Espero que vc tenha curtido a ideia e teste também na sua prática.

Eu te vejo na semana que vem no próximo vídeo, até lá boas fotos.

Abraço forte,

Ricardo