F O C O: A habilidade mais importante na fotografia! Será que você tem ou não?
Foco não só no sentido de nitidez, mas também em ter um objetivo claro a cada clique.
Foco também ao se dedicar aquilo que faz diferença de verdade na sua fotografia.
Foco nas poucas técnicas que dão maior retorno
Foco na teoria relevante p/ resultados práticos
Então te pergunto, como está o SEU foco hoje em dia? 🙂
Bom, é isso aí então… FOCO: a coisa mais importante na fotografia.
Quando eu falo FOCO, tô me referindo à todos os aspectos da palavra nesse contexto de fotografia.
Então o primeiro e mais óbvio seria FOCO correto para garantir:
1 – NITIDEZ/definição nas suas fotos.
Eu não canso de falar que uma foto tremida/borrada/sem nitidez é uma foto “perdida”, claro, à menos que essa foto borrada era o que você buscava.
Existe um estilo inteiro de fotos assim, inclusive.
Mas quando acontece ao acaso, fora do seu controle, aí a verdade é que infelizmente você pecou e sua foto tá pagando o preço por isso. Ela não vai ser tão marcante quando poderia…
Fotos assim certamente vão fazer você perder engajamento na internet, perder concursos e até mesmo trabalhos ou clientes.
Nitidez onde PRECISA SER NÍTIDO é essencial na fotografia.
Agora, a gente cobre na prática métodos diferentes de como você pode chegar em fotos mais nítidas em outros tutoriais lá no nosso canal no Youtube, ok? Você pode pesquisar “cara da foto nitidez” rapidamente.
Agora, uma dica rápida de ouro que vale repetir aqui é tentar usar ABERTURAS DO DIAFRAGMA que tipicamente vão te render fotos mais nítidas se você anda patinando nesse quesito, ok?
Você pode deixar configurado por padrão uma abertura tipo f/9 agora, que na enorme maioria das câmeras e lentes é onde a nitidez é maior e usar isso até você pegar bem o jeito. Fazendo isso a nitidez geral da sua foto vai tender a ser maior, mesmo que você capture o foco num lugar errado e tal. Show?
Então f/9, f/10, f/11 e tal 🙂
Claro que você pode contar com o nosso Curso Master se você quer cortar curvas e aprender a dominar totalmente o seu equipamento, configurações, técnicas de nitidez, composição, edição de fotos, etc clicando AQUI agora.
Agora, quando se fala em FOCO na fotografia, além da nitidez, vem na cabeça a questão de:
2 – FOCO NO OBJETIVO
Muitas pessoas acreditam que o que mais importa na fotografia é o que você fotografa, quando na realidade, EU acredito que o que mais importa na fotografia é o que você NÃO FOTOGRAFA. O que você opta deixar FORA da suas fotos. E é ai que a brincadeira fica séria.
Seguinte, se um quadro é o resultado do que o pintor DECIDIU pintar, uma foto é o resultado do que o fotógrafo decidiu fotografar. Simples, né?
Pois é, cada pingo de tinta é intencional, cada traço do pincel é intencional, cada fio de grama, folha na árvore/no chão, cada contorno de nuvem e luz é proposital e a soma desses detalhes todos formam a cena exatamente do jeito que o autor quer.
Na fotografia o mesmo deve acontecer. Cada elemento que aparece na sua foto precisa ser intencional e ter um propósito.
Às vezes você pode focar NO TODO como sendo o seu objetivo, e isso é legal também… não tem nada de errado.
O mundo é meio caótico mesmo e isso é bacana de fotografar.
Às vezes você pode focar NO DETALHE de uma coisaapenas, capturando todas as características daquela coisa.
Quando todos se perdem na muvuca diária, fotos assim puxam a atenção de volta das pessoas para a belezas da simplificada.
Às vezes você pode decidir PREENCHER TOTALMENTE A SUA FOTO e às vezes você pode decidir deixar sua foto VAZIA NA MAIORIA.
Seja como for, tenha um objetivo claro ao fotografar. Uma visão bem definida. Isso sozinho separa fotos medianas de fotos verdadeiramente incríveis.
Agora, isso tudo acontece em grande parte na etapa da COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA. Ou seja, antes do clique. Nessas horas você pode usar da sua criatividade, visão artísticas ou de regras e técnicas de composição (como golden ratio, linhas guias, contraste, simetria, etc).
E ta aí, simetria… essa é fácil de entender e usar. Saca só, essa técnica de composição pode ser usada sempre que você tiver reflexos (seja em janelas, lagos, poças depois da chuva, enfim) ou quando o que você for fotografar for simétrico (ou seja, igual dos dois lados)… tipo fotos de rosto, prédios, templos, etc.. esse tipo de coisa.
AGORA, IMPORTANTE! Se você for usar da técnica da simetria, pelo amor de Deus, que a sua foto seja SIMÉTRICA DE VERDADE! Não basta tirar foto de metade do reflexo, ou de uma coisa simétrica qualquer de qualquer jeito…
Preste atenção nos espaços todos. Eles precisam ser iguais!
Caso contrário sua foto vai ser desconcertante para os olhos das pessoas e todo o potencial dessa regra foi jogado no lixo.
Bacana, mas essa foi só uma passada rápida por uma das várias regrinhas poderosas de composição que a gente gosta de usar. Existem algumas outras também, tipo Linhas Guias, Golden Ratio, Contraste, Fechar o frame, Emoção, Perspectiva, etc.
Se você gostaria de aprender isso com a gente na prática, passo a passo e com vários exemplos, aguenta aí que eu já te conto com você pode fazer.
Agora, quando se fala em FOCO na fotografia, além da nitidez, objetivos claros, vem na cabeça também a questão de:
3 – FOCO NAS ARMADILHAS
Eu não sei você, mas EU não curto perder tempo, gastar energia a toa e muito menos cair em armadilhas.
Pois é, o fato é que nessa nossa querida arte que é a fotografia, tem muito disso. Seja pela quantidade avassaladora de equipamentos para se escolher ou pelos vários métodos de aprender e desenvolver sua arte.
Nesse infinito mar de escolhas, como não cair nas “armadilhas” e morrer na praia?
Simples, tendo FOCO! Como fazer isso? Simples.
Muito se fala sobre lentes “claras”, lentes rápidas, lentes profissionais como sendo a melhor saída para você tirar fotos melhores. Mas será mesmo? De que adianta você acoplar um vidro melhor e mais caro na frente de um equipamento que você pode não saber configurar corretamente?
A mesma coisa sobre câmeras fullframe, cropsensor, mirrorless, etc, etc…
Eu vou te falar, todo santo dia a gente recebe dúvidas desse tipo e no final de contas fica claro que o problema é o conhecimento, a competência técnica ao invés do equipamento em si.
A gente vê que em 99.9% dos casos as pessoas conseguem tirar as exatas fotos que querem tirar, fotos tipo 10x melhores no mínimo depois de entenderem como algumas poucas configurações funcionam e interferem no resultado.
Por isso que eu digo que um foco aguçado vai te evitar gastar dinheiro em coisas que não necessariamente vão te tender fotos melhores. Coisas que não necessariamente vão te ajudar você desenvolver sua fotografia.
Então como via de regra eu gosto de falar que EQUIPAMENTO NOVO não é a resposta.
Conhecimento sim!
Agora, hoje em dia você tem workshops, faculdade, cursos profissionalizantes, cursos técnicos, mentorias, consultorias, cursos online, grupos virtuais, grupos físicos, “especialistas”, gurus, tutoriais, canais e escolas online…. e com tantas fontes, como filtrar a melhor para VOCÊ?
É, foi justamente nisso aí que eu e o meu irmão patinamos por quase 10 anos sem resultados práticos. Gastamos uma fortuna com todo o tipo de coisa que você pode imaginar.
Tivemos que viajar o mundo pra fotografar lado a lado com os melhores fotógrafos até que finalmente as fotos foram ficando melhores. Foi demorado, foi triste, foi CARO, foi chato p/ caramba pra nós dois.. mas pra você não precisa ser! Você não merece isso, hehe….
Bom, então logo de cara eu recomendo logo de cara você optar aprender com quem FAZ HOJE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE FAZER. Dá sempre uma conferida no portfólio dos mentores que você optar aprender pra garantir que a pessoa sabe do que tá falando, isso é sempre importante.
Depois tente achar um método que funcione melhor para você. Tem gente que precisa ficar pulando de workshop em workshop indo em cidades diferentes e tudo mais.
Tem gente que curte ficar com a cara enfiada em manuais técnicos estudando a física das coisas e tem gente que curte uma pegada mais direta e prática ensinando direto no campo.
Tem gente que prefere aprender lendo livros, tem gente que prefere aprender online, no seu próprio ritmo e tempo. Assistindo e revendo os módulos conforme a necessidade e depois sair praticando tudo.
Eu, particularmente prefiro esse último método. Gosto de fazer as coisas no meu tempo e de onde eu quiser, então uso sempre a tecnologia a meu favor e opto pelo online toda vez e você é livre para fazer como preferir, é claro!
Então eu recomendo fortemente que você foque sempre nas coisas que vão te dar MAIS RETORNO em troca do menor esforço.
Ao invés de tipo ler 10 livros técnicos sobre a história científica da fotografia se o que vc quer é tirar fotos melhores rapidamente, talvez tente aplicar na prática aquela regrinha de composição lá de simetria que vimos agora há pouco, ou teste outras técnicas também (golden ratio, linhas guias, etc).
Se você quiser uma ajuda nisso, um passo-a-passo completo testado e aprovado por milhares de pessoas, eu te convido a conhecer o nosso Curso Master de Fotografia e Pós-processamento.
Esse curso é totalmente online e em vídeo, ou seja, você pode fazer de onde quiser, quantas vezes quiser e em questão de 3 ou 4 dias de aula eu te garanto que você vai tirar fotos no mínimo 10x melhores junto com a gente.
Se você quiser isso pra você, dá uma olhada aqui em caradafoto.com.br/master, ok? Vai ser legal ter você também na nossa querida família que já tem aí mais de 23.500 alunos.
Show? Espero que esse vídeo aqui tenha te ajudado de alguma forma.
Foco na fotografia é tudo. Foco em todos os sentidos!
Ok? Com isso, eu deixo você aqui e te vejo na semana que vem no próximo vídeo.. um abraço forte pra você, boas fotos e até lá.
Abração
@ricardopolesso