Opa, tudo tranquilo com você?
Hoje eu tenho esse retrato bacana para compartilhar contigo e dar algumas dicas de brinde.
A modelo do dia é a Mara, minha namorada. Nós estávamos em Balneário Camboriú por alguns dias e ela teve a ideia de visitar o Cristo Luz, que tem uma vista panorâmica da cidade.
Fomos mais perto do final do dia pensando em talvez ver as luzes da cidade acendendo junto com o sol poente. Foi bacana!
Agora seguinte, nesse dia eu fiz várias fotos dela em iluminações diferentes. Todas naturalmente iluminadas pelo sol, é claro – você já deve saber que eu não uso flash NUNCA 🙂
Veja só algumas dessas fotos e note como a luz fez bastante diferença:
Apesar de tudo as duas ficaram bacanas, né? Isso porque eu tomei cuidado para explorar as características das duas situações.
Mas perceba como na segunda foto a sombra no rosto fica bem mais forte que na primeira.
Isso acontece em função do horário que fotografei.
- No primeiro exemplo o sol já havia sumido no horizonte. Ou seja: sem sombras.
- Já na segunda foto, ele ainda aparecia no céu e acabava fazendo sombras na cena.
Eu canso de ver por aí retratos onde a pessoa tá com a cara completamente na sombra com a paisagem ensolarada atrás ou vise-versa. Isso é péssimo!
Seguinte, outra coisa que fiz nessas duas fotos é prestar atenção na composição fotográfica.
Note que posicionei a nossa modelo sempre olhando “para dentro da foto” (parte maior).
Isso acaba criando uma sensação de harmonia para a foto e deixa tudo mais interessante. Inclusive, você pode ver esse outro post aqui se quiser ver na prática as diferenças:
À propósito, recentemente gravei um tutorial em vídeo onde processei essa foto em preto e branco passo a passo ao vivo também. Talvez te interesse:
Bacana, agora quanto as configurações que usei, sem segredo:
- Câmera Canon 700D
- Lente Canon 18-135 (em 135mm)
- ISO100
- f/5.6
- 1/125
Maravilha, né? Não tem preço saber que para fazer fotos ESTUPENDAS não se precisa necessariamente de equipamentos ridiculamente caros 🙂
Mas seguinte, em resumo, o ponto chave aqui hoje é o seguinte:
Você pode, SIM, fazer fotos de retrato incríveis somente com a luz natural do sol, sem usar qualquer tipo de flash ou acessório extra.
Muitas pessoas (infelizmente) se prendem à ideia de que precisam de uma lente X, câmera Y ou flash Z para fazer as fotos que tanto querem. Mas na verdade, como você já sabe: muito mais importante que o equipamento usado, é a competência do fotógrafo. Certo?
✔ Qualquer câmera que dê o controle sobre os 3 pilares da fotografia (abert. do diafragma, sensibilidade do ISO e velocidade do obturador) é mais que suficiente para isso.
✔ Qualquer lente quando usada com cuidado vai te possibilitar capturar fotos incríveis, até mesmo as de entrada (18-55mm , 18-135mm). Você pode ver alguns exemplos no nosso próprio portfólio oficial
✔ A iluminação do sol é divinamente perfeita e mais que suficiente para fotos incríveis, quanto explorada sabiamente 🙂
E claro, nem vamos entrar no assunto das fotos de celular hoje em dia, hehe… em alguns casos é impossível diferenciar de tão bacanas que ficam.
Isso aí! Um grande abraço e até a próxima,
Ricardo
Veja a foto em tamanho maior:
Se você quiser também os nosso Presets Oficiais para turbinar suas fotos:
➡ PRESETS OFICIAIS DO CARA DA FOTO
E se você quiser também se juntar aos outros milhares de alunos do Curso Master e começar a tirar as melhores fotos da sua vida, ainda hoje, aprendendo tudo na prática junto com a gente:
São mais de 25 horas de conteúdo em vídeo, ensinando tudo na prática e com vários exemplos.