[Dica] Fotografando O Movimento Das Ondas

Opa, tudo certinho com você? Bom dia 🙂

Hoje compartilho mais uma foto tirada em Balneário Camboriú o/

Passei vários dias lá e decidi aproveitar cada um deles para fotografar. Afinal, não dá para desperdiçar oportunidades de fotografia, né não?!

Bem, você já deve saber que uma das minhas situações PREFERIDAS de fotografia envolvem água e sol, não é?! Hehe, pois é… eu acho simplesmente sensacional o poder que nós, fotógrafos, temos de fazer ARTE nessas cenas.

Quando cheguei nesse lugar da foto e imaginei  como fotografaria, pensei em duas coisas que queria na minha composição:

  1. Sensação de movimento na água
  2. Sol no horizonte

Legal, para conseguir a primeira dela foi bastante simples: fiz algumas fotos de teste mudando a VELOCIDADE DO OBTURADOR e vendo qual capturava melhor esse efeito. Acabei gostando mais da exposição de 1/4 de segundo.

Para conseguir a segunda, acabei fazendo 2 fotos com EXPOSIÇÕES DIFERENTES: uma pensando no céu e a outra naquilo que estava em primeiro plano. “Como assim?!”. Olha só, infelizmente as máquinas fotográficas ainda não conseguem capturar toda a dinâmica de luz tão bem quando nossos olhos. É bem difícil ter uma foto corretamente exposta quando o sol aparece na foto, então eu costumo tirar mais de uma foto e depois fazer o blending em algum software.

Usei essas configurações:

  • Canon 700D
  • Sigma 10-20 (em 10mm)
  • ISO100
  • f/22
  • 1/4 (na foto da água e pedras) e 1/150 (na foto do céu)

 

Espero que tenha achado útil o post de hoje, eu sinceramente uso bastante essa ideia de múltiplas exposições. Prefiro ter e não usar do que precisar e não ter, hehe!

Ah, você já faz parte dos nossos cursos oficiais de fotografia aqui do Cara Da Foto? Eles são verdadeiros bestsellers nacionais e já ajudaram milhares de pessoas a chegarem às tão desejadas fotos de ESBUGALHAR os olhos. Dá uma olhadinha também clicando AQUI!

Um grande abraço,

Ricardo