Isso aí, de fato a estrada mais bonita do MUNDO! A Atlantic Road fica na Noruega, ao sudoeste do país.
Bom, eu queria fazer uma foto de longa exposição desse lugar, aproveitando o movimento das ondas nas pedras e tal. Mas como você vai perceber no vídeo, estava ventando bastante e também meio que chovendo.
Mesmo assim decidi brincar e ver o que dava pra fazer, afinal se você pode fazer uma foto agora, FAÇA! Quem garante que vai ter uma segunda chance?! 🙂
Depois de algumas tentativas, acabei ficando com duas fotos – que você vai ver no final do vídeo. Na de longa exposição, usei essas configurações:
- Canon 700D
- ISO 100
- f/7.1
- 4 segundos de exposição
Mas mesmo com essas configurações e vários testes, acabei pegando algumas gotas na lente e a foto ficou meio tremida pelo vento. Talvez se eu tivesse deixado o diafragma mais aberto, quem sabe em 3.5 ou 5.6, as gotas não teriam ficado tão evidentes (tentei remover um pouco no pós-processamento, talvez você nem note). Inclusive, saca só essa dica:
- Quanto mais ABERTO o DIAFRAGMA, MENOS visíveis ficarão as SUJEIRAS na lente.
- Quanto mais FECHADO o DIAFRAGMA, MAIS visíveis ficarão as SUJEIRAS na lente.
Ou seja, se você tiver poeira, gotas, digitais, insetos ou qualquer outra coisa na sua lente (ou próximo dela), deixe o diafragma o mais aberto possível! Assim você “apaga” da foto essas coisinhas indesejadas hehe 😉
Isso ai, fotografe SEMPRE cada momento que faça sentido para você! Seja de dia, na chuva, neve, sol ou a noite… configure certinho e depois use o pós-processamento.
Se tudo isso faz sentido pra ti, mas por algum motivo as tuas fotos não ESBUGALHAM olhos, veja esse VÍDEO AQUI! Sente no banco do motorista e coloque a câmera no de passageiro, saia do modo AUTOMÁTICO… veja só como, clicando aqui.
Um grande abraço e vamo que vamo!
Ricardo