7 COISAS PROIBIDAS NA FOTOGRAFIA

Hoje eu quero te contar 7 coisas que, na minha opinião, deveriam ser absolutamente proibidas na fotografia. Quer saber quais são elas? Eu vou te falar, eu vou te falar…

A primeira é:

SORTE

O que eu quero dizer com isso é o seguinte… tá cheio de fotógrafo de uma foto só, aquela única foto top dentre as centenas de outras. O que será que aconteceu, o que será que mudou naquela única foto?

Você acertou: SORTE, sorte aconteceu…

Sorte de não ter saído tudo tremido, talvez. Sorte do enquadramento ter ficado “no jeito”. Sorte daquela coisa especial ter aparecido bem na hora da foto. Sorte do sol ou da lua estarem perfeitamente posicionadas bem na hora da foto, e etc…

Veja, todo mundo precisa de um pouco de sorte né?

Eu sei e concordo com isso.

Agora, você acha que os fotógrafos que você admira são uns baita duns sortudos duma figa ou comprometidos, sérios na missão, no planejamento de estar no lugar certo, na hora EXATA para fazer aquela foto top na maioria das vezes?

Pois é…

Assuma o controle da sua arte e conquista a sorte!

Domine as configurações: abertura do diafragma, velocidade do obturador, sensibilidade do ISO ; Composição fotográfica ; Processamento/edição de fotos, e etc.

Na fotografia séria a sorte não tem espaço.

Boa? A segunda coisa que deveria ser proibida na fotografia é:

MEDO

Muitas pessoas vem me perguntar: cara, como que você fez pra fazer aquela foto X lá daquela pessoa no lugar A, ou aquele outro retrato espontâneo bem no meio do nada…

“As pessoas eram modelos? Atores? Você pagou elas pra fotografar? Como funciona isso?”

Olha só, tem uma frase que eu gosto muito e talvez você já tenha ouvido antes também:

“É melhor pedir perdão do que permissão”

Ou seja, não custa nada você fazer suas capturas das pessoas no dia-a-dia delas e depois ir lá e mostrar as fotos pra elas. A reação tende sempre a ser a mesma: um sorriso na cara.

Se não for, peça perdão e apague a foto.

Mas isso nunca aconteceu comigo até hoje.

Claro que se você planejar usar esse tipo de retrato comercialmente ou em concursos, você precisa da autorização das pessoas. E como conseguir isso? Adivinha… pedindo. Feito isso garanta que você tem essa permissão documentada e boa.

Agora, o MEDO na fotografia pode se manifestar de várias formas…

CUIDADO!

Por exemplo, você pode ter medo de explorar estilos diferentes porque na hora que você postar suas fotos pode ter “menos likes da galera”, “reação negativa dos clientes”, etc… mas e se acontecer o exato oposto?

Não sei, nem você se não perder o medo de explorar.

Enfim, deixa pra passar medo quando assistindo filme de terror… na fotografia você precisa ser corajoso e confiante para abraçar a maior quantidade possível de desafios.

São eles que te farão um fotógrafo melhor.

Agora, a terceira coisa proibida na fotografia na minha opinião é:

PREGUIÇA

Esses dias mesmo aqui em Toronto eu decidi sair na rua meio que de supetão durante uma tempestade de neve pra tentar fazer algumas fotos diferentes, num estilo que tá bem fora da minha zona de conforto e preferências pessoais…

Ainda não tirei o tempo de ver certinho como elas ficaram, mas posso te falar que o simples fato de ter passado por aquela experiência eu já me sinto realizado.

Inclusive, to esperando avidamente a próxima oportunidade de fazer o mesmo de novo. Inclusive, me aprofundei um pouco nos estudos desse tipo de fotografia… quem sabe eu faça algumas novas fotos preferidas em breve? Nunca se sabe.

Ou seja, em resumo:

A ARTE VEM PRIMEIRO, ANTES DO CONFORTO!

Sem essa de preguiça, pô… você é aí um verdadeiro super herói capaz de controlar o espaço e o tempo com as suas fotos e quer se dar o luxo de ficar de preguicinha? heheh

Bom, vamos lá para a quarta coisa proibida agora

COMODIDADE

Se você já acha que sabe o que precisa, que já manja das técnicas todas e tudo mais… pense de novo. Ou melhor:

Abra o instagram, o 500px, flickr etc e fique humilde rapidamente.

Fotografia é evolução constante. Técnicas e ideias novas surgem todo santo dia. Será que você precisa dominar e usar todas elas? Eu digo que não necessariamente. Mas quando é que conhecimento extra, cartas extra na manga machucou alguém?

Quanto mais você souber de qualquer coisa, melhor.

Eu tenho o hábito diário de assistir pelo menos uns 2 vídeos sobre fotografia por fotógrafos por aí do mundo e olhar portfólios diversos também… faço isso por inspiração, motivação, e claro, aprendizado.

Não seja acomodado…

A quinta coisa absolutamente proibida na fotografia deveria ser:

PREPOTÊNCIA

Bom, essa aqui é fácil né?

Não preciso nem falar muito porque acho que é claro pra todos que uma atitude prepotente, tipicamente, é negativa em qualquer circunstância, né? Na fotografia também…

Se você blindar a si mesmo achando que está acima das criticas, do feedback do público, vai acabar sendo o principal responsável por jogar sempre na segunda liga, na terceira e etc.

Sempre no retrovisor do fotógrafo humilde e realizado…

Vamos em frente?

A próxima vítima na nossa lista de coisas proibidas na fotografia é:

ACHISMO

Olha lá… ACHISMO:

Teorização fundada no subjetivismo do ‘eu acho que’ (aplicável a qualquer campo teórico);

Bom, vamo lá…

Você tem todo o direito de ACHAR as coisas ou SABER das coisas, então qual das duas opções você prefere?

Na minha prática da fotografia eu gosto sempre de seguir coisas comprovadas, atestadas e além de qualquer dúvida.

MAS no começo foi difícil pra caramba pra mim.

Eu não conseguia de jeito nenhum fazer foto boa, fotos que as pessoas curtiam. E aí é claro que eu achava um monte de coisa, né? Sempre coberto de razão, conforme o Estatuto Internacional do Achador Solidário… 

Eu achava que era o problema era a minha câmera que era ruim, o lugar que não era bonito, eu que nunca ia dar conta de fotografar, e por aí vai…

Até o ponto que eu decidi SABER ao invés de ACHAR, rodei o mundo atrás de conhecimento, fiz cursos e pesquisas e no final de contas o que aconteceu? Eu passei a fazer aquelas fotos que eu sempre quis usando aquele mesmo equipamento velho que eu tinha.

Inclusive, eu sempre falo isso aqui, mas é porque eu sei que pode te ajudar. Se você quiser evitar passar pelo mesmo que eu pra aprender fotografia, eu te convido a conhecer o Curso Master de Fotografia e Pós-processamento.

Milhares de pessoas já testaram e aprovaram.

No curso você vai aprender na prática um passo-a-passo infalível capaz de garantir as melhores fotos possíveis de qualquer coisa, em qualquer lugar e com qualquer equipamento. Toda vez.

Acesse caradafoto.com.br/master e veja você mesmo, combinado?

Então pra fechar essa questão do achismo, eu acho que você merece saber das coisas ao invés de ficar refém de achismo e suposições. Conte com a gente pra isso!

Simbora para a sétima e última coisa proibida da fotografia, que é:

DINOSSAURICE

Não seja um dinossauro fotográfico… 

Tem muuuita gente que jamais fará as melhores fotos que poderiam fazer simplesmente por optarem ficar com a cabeça mumificada no tempo.

Por exemplo: ir contra edição fotográfica, na minha humilde opinião, é ir contra o progresso, o avanço tecnológico e as vantagens todas que isso nos trás. Hoje em dia você pode optar fazer algo à pé ou correndo, como antigamente, ou de bicicleta, patins, moto, carro, barco, avião, enfim… isso é papo pra outro vídeo inteiro também, né? 

A dinossaurice pode se manifestar de muitas formas diferentes na fotografia, tanto na resistência à tecnologia, quebras de paradigma, tabus, e etc… cuidado!

Tenha certeza de proibir comportamentos assim e abra alas para a melhor versão de si mesmo e das sua fotografia também.


Bom, note que essa é uma lista de coisas proibidas na fotografia é meio subjetiva. Uma lista mais de qualidades e hábitos do que coisas físicas propriamente ditas, não é?

Eu bem que poderia te falar aqui que na minha opinião deveria ser proibido fotografar com flash fora de estúdios ou áreas próprias de trabalho, porque tem poucas coisas piores que ficar tipo 40 segundos cego depois de alguém incendiar sua retina pra tirar uma bela duma foto tosca qualquer né?

Ou ainda…

Poderia ser proibido pau de selfie sem autorização…

Quantas vezes levei na cabeça por causa daquele turista empolgado fazendo foto todo desgovernando por aí. Bah!

E talvez nessa lista ainda, na minha opinião deveria ser proibido algumas coisas na fotografia serem TÃO, mas TÃO, mas TÃOOOO ridiculamente caras… não tem lógica nenhuma, nem explicação.

Um negócio besta de plástico tipo pára-sol pode custar centenas de reais simplesmente por ser um acessório de fotografia. Se fosse pra qualquer outra coisa, custaria lá uns 5 a 15 pila que é um preço mais justo pelo o que o negócio é…

A demanda hoje em dia já é alta o suficiente para que alguns preços se ajustem, porém a indústria fotográfica é assim mesmo e isso aí é assunto pra outro vídeo inteiro né? Então deixa pra lá…

Enfim, esse é um vídeo diferente aqui do canal. Eu acho que ele tem uma mensagem bem importante, então me ajude a divulgar por favor.

Essa lista de coisas proibidas na fotografia pode ajudar muita gente.

Inclusive, eu queria te mostrar um depoimento legal que recebemos de um aluna recentemente, olha só….

Nunca desista dos seus sonhos, de perseguir as sua paixão por fotografia.

Conte sempre com a gente pra te inspirar e ajudar a fazer isso por aqui, nas mídias sociais e também no nosso curso master em caradafoto.com.br/master.

Maravilha? Espero que esse vídeo tenha sido útil pra você.

Te vejo no próximo então, um abraço forte,

Ricardo

✅ Me siga no INSTAGRAM: @ricardopolesso

💥 CURSO MASTER DE FOTOGRAFIA: www.caradafoto.com.br/master

📙 Nosso livro bestseller aqui: www.caradafoto.com.br/livros