Você COMPRIME as Suas Fotos? (Clique para pegar a dica)

Quem disse que você precisa de tempo bonito para fotografar?! Pfff…

Sabe, eu e o Rodrigo já falamos várias vezes por aqui que às vezes chuva e tempo feio são bem melhores para se fotografar do que um belo dia ensolarado.

Dá só uma olhada nessa foto que capturei na cidade de San Francisco, na Califórnia.

Dias assim por lá são muito comuns. Impressionante como a névoa curte aquela cidade, tá louco!

Como morei alguns meses em Berkeley, que é bem ao lado, pude ver essa mesma cena várias vezes e em várias condições diferentes (até mesmo com sol em uma ou duas ocasiões, acredite, hehe).

Mas para mim, o clima “pesado” e nublado é mais característico, então decidi clicar assim.

Usei essas configurações:

  • Câmera Canon 700D
  • Lente Sigma 10-20 (em 20mm)
  • f/7.1
  • ISO200
  • 6s (longa-exposição para deixar a água macia e aveludada)
  • Filtro de densidade neutra de 10 paradas

 

Fiz questão de usar um filtro de densidade neutra (lâmina de vidro escuro) para conseguir exposições mais longas, deixando a água mais interessante.

Acho que o ponto forte dessa foto é a composição somada ao efeito da água. Note que posicionei o horizonte no terço superior da foto e a ponte meio que vindo da direta sobre um dos pontos de interesse da golden ratio.

Ah, isso me fez lembrar de uma dica bacana que eu posso dar para você aqui também, saca só:

  • COMPRIMA a cena
    • Quando você estiver fotografando coisas que estejam DISTANTES umas das outras (como na minha foto, as pedras, água, ponte e céu), abaixe-se e fotografe mais próximo ao nível do chão.
    • Fazendo isso, as “distâncias” ficam menores e você consegue aproveitar melhor o espaço que cada elemento ocupa na tua foto.

 

Faz sentido? Se eu tivesse fotografado mais de cima, a parte da água seria muito mais perceptível e roubaria muita atenção.bannerMaster

Inclusive, você já faz parte do nosso novo Curso Master de Fotografia e Pós-processamento?

Lá a gente cobre os melhores truques e dicas de fotografia, na prática e com exemplos, inclusive sobre essas regras de composição e configurações na câmera. Clique aqui para ver se já está pronto ou não para essa jornada 🙂

Um grande abraço e até mais,

Ricardo

  • Marcelo Yuri

    Sensacional Ricardo!
    O filtro de densidade neutra ajuda demais nesses dias de sol. Eu usei ele pra fazer o efeito aveludado na água de uma cachoeira, sem ele é realmente impossível. Mas o que eu realmente queria dizer pro pessoal é que eu adquiri o meu num dos famosos sites de compra chineses. Assim como o meu filtro polarizador. É um filtro de densidade ajustável, excelente. Demorou em torno de 3 meses pra chegar, mas custou poucos dólares.
    Valeu pelas dicas! No aguardo do próximo FotoCast!
    Abraço

    • Top Marcelo! Esse é um dos filtros que eu jugo essenciais para verdadeiros apaixonados pela fotografia. A tua foto parece estar com um dos nosso presets tbm, acertei? Talvez o “CDF-Abandonado”? Abs!

      • Marcelo Yuri

        Hahahaha
        P****, vcs sao bons! Tem sim um Preset CDF, mas nao o Abandonado. O abandonado fica um pouco azulado a agua, igual na anexa aqui. Nessa anterior usei o Ataque Zumbi. Uso mto ele! Sensacional, como muitos outros!
        Uma duvida: quando usar o HDR? Se me lembro bem nessas fotos utilizei ele…
        Valeu! Abraco!