[Tutorial] Faça RETRATOS Incríveis e Fotos + Impactantes Seguindo Essa Dica Poderosa

Opa, bom dia!

Hoje eu quero te dar uma dica poderosa para fazer com que as SUAS FOTOS de retrato fiquem sensacionais, sempre!

Não importa o que ou quem você esteja fotografando, essa dica rápida (e muito simples) funciona em 100% das vezes.

É claro que você mesmo(a) vai ver isso com os seus próprios olhos nos exemplos abaixo, mas em resumo, a dica é:

OLHE “PARA DENTRO”

Deixe eu te explicar melhor o que isso quer dizer. Veja essa foto abaixo:

athensCatBadExemple_CaraDaFoto

E essa aqui também:

athensCatBadExempleAdc_CaraDaFoto

São belas fotos, certo? Agora, você achou alguma delas tão impactante quanto essa aqui:

Não, né?! Como que pode isso? É o mesmo gato, no mesmo lugar, na mesma hora…

A explicação é simples, na verdade. Veja abaixo.

COMO E POR QUE FUNCIONA?

Nós, seres humanos, somos “codificados” para reconhecer padrões e por consequência achar certas coisas mais bonitas e agradáveis que outras.Human_Pattern_Recognition_Machines

Essa é uma característica realmente intrigante que temos. E como você pode imaginar, ela é sim explorada há muitos e muitos anos. Milênios para você ter noção.

Agora, o meu foco aqui hoje nesse post não é me aprofundar muito nisso, mas pegar uma pequena fatia do assunto e te mostrar como VOCÊ pode tirar proveito nas suas fotos.

Veja, eu e o Rodrigo entramos e simplificamos muito mais esse assunto, dando exemplos em vídeo e fotos em várias situações diferentes no nosso novo Curso Master de Fotografia e Pós-processamento, caso tenha interesse.

Dentro do curso nós mostramos como explorar isso também através de técnicas como, leading lines (linhas guias), golden ratio (proporções douradas), simetria, contraste e cores, e por aí vai.

Mas hoje, então, aqui e agora você vai aprender um pouquinho sobre o assunto e já garantir que o seu próximo retrato fique muito mais impactante. Saca só:

APLICANDO NA PRÁTICA

Como eu pincelei lá em cima, apesar de essa dica do “olhar para dentro” ser especialmente poderosa em fotos de retrato, ela funciona também em qualquer estilo de fotografia.

Por exemplo, sempre que você fotografar alguém (ou algo) que esteja olhando/apontando/indo em direção ao centro da foto, automaticamente o resultado fica mais interessante.

Logo, usando do nosso exemplo do gatinho aqui, se você fotografá-lo olhando para dentro da foto, fica menos claustrofóbico e mais agradável do que se você fotografasse o mesmo gatinho olhando para fora da foto.

Lembra daqueles exemplos que mostrei lá em cima? Olha eles aqui novamente para facilitar o entendimento. Clique na imagem para ver em tamanho maior:

Clique para ver em tamanho maior
Clique para ver em tamanho maior

Encare as maiores setas como apontando “para dentro da foto” e as menores “para fora”.

Note que nos dois primeiros exemplos, o gato olha para a menor porção da foto, logo, para fora. O que não acontece no terceiro exemplo, já que ele está olhando para a maior porção da foto (para dentro).

Perceba também que a foto acaba muito perto na direção em que o gato olha, nas duas primeiras fotos. O que (novamente) não acontece na terceira.

Agora, eu concordo que tudo isso pode parecer complicado demais se é a primeira vez que você leu algo sobre. Aconteceu a mesma coisa com a gente, fique tranquilo(a).

Mas como prometido, veja abaixo mais alguns exemplos e tire suas próprias conclusões:

 

Agora, um experimento:

Veja mais esses dois exemplos que decidi colocar aqui, para simular como seria a versão “oposta” de uma foto que já seguia essa regra.

Mas lembre-se, não tem certo ou errado na fotografia. Afinal, isso tudo é arte 🙂

Clique para ver em tamanho maior
Clique para ver em tamanho maior

Uffa, espero ter conseguido mostrar o poder que uma coisa tão simples quanto essa pode ter nas suas fotos!

O que você achou?

Será que vale a pena tomar alguns segundos a mais antes de bater a foto e considerar isso, ou não?

Eu sinceramente já faço naturalmente, sem pensar… tudo fica automático com a prática.

CONCLUSÃO

Aproveite dessa característica que todos nós temos, e deixe suas fotos muito mais interessantes e marcantes.

Uma coisa tão simples quanto a dica de hoje, pode transformar a percepção das pessoas sobre sua fotografia e desencadear emoções diferentes.

“Olhe para dentro”, ou coloque o seu sujeito (seja qual for) de forma que o mesmo aponte/olhe/ande para a maior parte da foto 🙂

Ah! Como recompensa por você ter chego até aqui, dá só uma olhada na “foto por trás da foto” principal do post de hoje:

backstage-fotogato

O nosso modelo de hoje, carinhosamente apelidado de Greg, sendo sumariamente fotografado em frente a nada mais, nada menos que a Acrópolis na Grécia. Tudo isso para pegar alguns cafunés e petiscos de turistas e do Cara Da Foto… nada bobo ele, nada bobo!

É isso aí! Espero que você tenha aprendido algo aqui hoje, e que veja também uma melhora na sua fotografia. bannerMaster

E claro, você está mais que convidado(a) a fazer parte do famoso Curso Master de Fotografia e Pós-processamento oficial aqui do Cara Da Foto. Clique aqui para ver o vídeo de apresentação.

Um grande abraço,

Ricardo

 

  • Jonathas

    Excelente dica, vou praticar para melhorar na fotografia o/

  • Jonatha Pinheiro

    Ótima Dica! Caras sou fã de vcs! parabéns pelo trabalho valeu por fazer partes das minhas fotos!

  • Deivisson Stanley

    Simplesmente demais, vocês são os cara da foto mesmo, estou louco pra fazer um curso mas condições estão criticas por aqui mas na primeira oportunidade vão ter que me aturar perturbando vocês kkkkk valeu

    • Hahah, bacana que curtiu tbm Deivisson 🙂
      Ah, fique de olho no seu email porque de segunda a quarta-feira que vem vamos dar um desconto insano no nosso curso mais avançado, talvez seja a oportunidade que precisava!

  • Lucas Nogueira

    Com dicas tão boas como essas, podemos obter ótimos resultados até mesmo fotografando com um celular. Parabéns pelo trabalho!

    • sem dúvida, não importa com o que vc fotografar

  • Diego Apolinario

    Muito bom, aprendo muito com vcs e em breve irei adquirir o curso master com certeza. Parabéns pelo trabalho!

  • Megam Rose

    Olá. Vocês tem algum curso específico para fotografar comida? Att

  • Alan Cunha

    suas dicas são muito boas e bem explicadas! gosto muito de visitar essa página em busca de mais conhecimento. E é com base nisso que faço uma sugestão.. poderiam exibir as configurações usadas nas fotos! ISO, obturador e diafragma. Abraços