San Francisco à Noite e Com Muito Vento

San Francisco é uma cidade simplesmente fantástica! Uma das mais bonitas aqui dos Estados Unidos, eu acredito. Essa minha experiência de morar aqui alguns meses está contribuindo MUITO para a paixão que tenho pela fotografia! 🙂

Tenho saído bastante para capturar tudo aquilo que me chama atenção, assim como sempre faço em qualquer outro lugar. Esse é o espírito, hehe!

Esse dia foi particularmente legal. Estava curtindo o pôr do sol com uma turma de amigos aqui, quando pensei em como uma foto de longa exposição poderia ser bacana depois que o sol saísse completamente. Então peguei o tripé e comecei a brincar com as configurações. Mas claro, sempre tem alguma coisa entre você e a foto perfeita… nesse caso foi o VENTO!

Depois de várias tentativas, consegui tirar uma foto nítida o suficiente e que esbugalhou os olhos de quem viu lá na hora! Missão cumprida, hahah! Configurei a câmera assim:

  • ISO 200
  • f6.3
  • 10s de exposição

A dica aqui é, se você enfrentar uma situação como essa, de muito vento, você PRECISA fazer várias fotos usando várias configurações DIFERENTES. Experimente possibilidades: aumente o ISO, abaixe a velocidade do obturador, abra mais o diafragma; abaixe o ISO, diminua a velocidade do obturador, feche o diafragma; e etc. Assim você acha um ponto de equilíbrio bacana que vai permitir uma foto sensacional!

Agora me conte, já passou por isso também algum dia? O que você fez? Desistiu ou conseguiu fazer a foto que queria? Compartilhae aqui nos comentários 🙂

Ah, se você ainda não consegue tirar as fotos que realmente quer, veja esse VÍDEO AQUI!

Grande abraço,

Ricardo

  • Joao Carlos Negrao

    A vista de São Francisco deste lugar onde tirou a foto é simplesmente breathtaking!!! A foto resume muito bem isso!! D+!!

  • Ademir Vieira da Silva

    Excelente foto Ricardo, fotos noturnas ainda são meu pesadelo…

    Consegui tirar apenas uma boa foto ainda assim cheio de noise… isso é problema de iso baixo? ou pouca exposição? infelizmente minha camera não me possibilita o controle dos pilares, mas isso vai mudar quando comprar minha primeira DSRL (uma D3300 ou D5300)

    • Ah sim, o ISO afeta muito nessa aspecto do noise. O ideal é que você use o menor possível, compensando numa exposição mais prolongada. Essa minha foto foram 10 segundos de exposição e iso 100. Pouco noise em função disso 😉

  • André Ruiz

    Linda foto.

  • Leandro V. Fialho

    Meus camaradas, muito bom o trabalho de vocês. Sou apaixonado por fotografia e estou buscando todo conhecimento possível para tirar fotos cada dia melhores.Estou fazendo pedido do seu curso em vídeo, quero me tornar um CARA DA FOTO haha.. Se possivel me tira uma dúvida, tenho uma DSLR SONY ALPHA 300 conhece? o F-stop dela, o minimo seria F5.6 mesmo? Não consigo diminuir.
    Um grande abraço para vocês, e obrigado por fazer esse trabalho bacana para nós.

    • Vamo que vamo, hehe! Quanto a sua dúvida, o F fica vinculado a lente não a maquina. Se a sua câmera é uma DSLR, pode investir em outras lentes que tenham F menor 😉