[Pós-Processamento] Um Guia Direto e Poderoso Para Fotos “Estupendas”

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Opa, aqui é o Ricardo. Tudo certinho contigo?

Espero que sim, porque hoje aqui nesse tutorial quero passar para você alguns dos melhores truques já ensinados aqui no Cara Da Foto.

Por quê? Porque você merece saber mais sobre essa “arte esquecida” do pós-processamento.

✔ Todas as nossas fotografias, sem excessão, passaram por essa importante etapa do processo fotográfico.

Falando em processo fotográfico, você já viu este outro artigo sobre os 5 Passos Para Fotografias Sensacionais? Recomendo fortemente que veja também depois deste aqui. Investimos bastante tempo lá também e o feedback foi incrível. Clique aqui para ver depois.

Agora, como de costume, antes de entrarmos na parte suculentas, quero que você veja com seus próprios olhos o potencial disso que estou falando:

comparacaoInicio-CaraDaFoto

E aí, vale ou não a pena aprender as poucas técnicas por trás de fotos tão impactantes quanto essas que viu?

Com certeza, né?! Então segure firme e simbora!

1. PÓS-PROCESSAMENTO: O QUE É?

Pós-processamento: Um tabu para muitos e uma necessidade aqui para nós do Cara Da Foto.

Veja, em resumo e linguajar simples, pós-processamento na fotografia é basicamente:

Corrigir, melhorar e/ou alterar fotos após a captura das mesmas pela máquina fotográfica

As palavras corrigir, melhorar e alterar foram cuidadosamente selecionadas para entrar aqui. Veja só o que cada uma delas representa:

📌 CORRIGIR: infelizmente as máquinas fotográficas ainda hoje não são capazes de fotografar as cenas exatamente como seus olhos viram. As fotos inevitavelmente sairão da câmera com distorções e aberrações de lente, vinheta e outros problemas que você tem plenas condições (e obrigação) de mitigar no pós-processamento.

Estes foram só dois exemplos (talvez os mais comuns). Existem muitos mais!

P.s –  você pode reduzir a quantidade e intensidade deles no momento da captura também usando equipamentos mais especializados e caros, no entanto é possível fazer isso depois no pós-processamento.

Seja como for, você não pode deixar passar em branco essas falhas  e comprometer suas fotos.


📌 MELHORAR: por melhor que as configurações dos pilares da fotografia tenham sido escolhidas no momento da captura, infelizmente a sua câmera ainda não é capaz de capturar a cena com a mesma dinâmica de luz, contrastes e vibração das cores, tonalidades e nitidez que seus olhos viram. A lista aqui de melhoramentos é infinita!

rawVSprocessada-CaraDaFoto

Inegável a quantidade de informação que seria perdida se publicássemos as fotos originais, não é?

Tá doido 🙂


📌 ALTERAR: fotografia é arte, e arte é sinônimo de liberdade e criatividade. Através do pós-processamento você pode dar asas à sua criatividade criando fotos que se diferenciem de tudo o que o mundo já viu. Esse é também uma poderosa ferramenta no seu arsenal fotográfico para diferenciar seu trabalho.

processamentoArtistico-CaraDaFoto_v2

Bacana demais! Você é livre para fazer o que bem entender com as suas fotografias sempre que quiser 🙂


Veja, apesar de eu e o Rodrigo entendermos porque muitas pessoas optam por não pós-processar suas fotos, seja por conservadorismo, preferência ou crenças quaisquer, nós temos a seguinte opinião:

★ 100% das suas fotos DEVEM ser pós-processadas

Além dos motivos mencionados acima (corrigir, melhorar e alterar), entendemos que uma foto não processada é uma foto aquém do que poderia ser.

Mesmo se hoje tivéssemos disponíveis equipamentos 100% eficazes e automáticos a ponto de capturar o que queremos da forma que queremos, ainda assim você pode tirar vantagem do pós-processamento.

Mas infelizmente a verdade é que não existem equipamentos tão poderosos quanto nossos olhos, logo o pós-processamento é indispensável.

❗A sua câmera vai sempre fazer a melhor tentativa possível de replicar o que seus olhos viram.

O pós-processamento é o quinto e último passo do Processo Para Fotografias Sensacionais, e isso não é por nada. Suas fotos na grande maioria das vezes não serão sensacionais sem isso!

2. POR QUE FAZER?

Como vimos, esse é um dos seus deveres e poderes enquanto fotógrafo.

É através do pós-processamento que você recupera a beleza e transforma sua foto em algo muito mais fidedigno ao que ficou tatuado na sua memória.

Uma foto assim carrega também muito mais informações do que se você tivesse simplesmente guardado as originais. Fotos assim são recheadas com a experiência do momento. São muito mais que meras imagens...

Dá uma olhada rápida nesses exemplos abaixo de fotos exatamente como elas saíram da câmera e depois as versões finalizadas com o pós-processamento.

Não sei você, mas para mim não tem nada que fale mais que resultados e isso não tem como negar:

 

antesDepois-CaraDaFoto

Boa! Acho que com isso demos a última martelada nessa questão de por que você precisa processar suas fotos.

Como você deve ter notado, existem inúmeras formas e resultados diferentes que se obtém através do pós-processamento.

Vamos agora tentar demonstrar como por algumas dessas coisas na prática com 3 truques rápidos e básicos.

3. COMO FAZER?

Essa é uma pergunta com infinitas respostas, porém aqui no Cara Da Foto odiamos embromação. A nossa resposta simples para essa pergunta é:lrPs

Usando o Adobe Lightroom e Adobe Photoshop

Eu, o Rodrigo e todos os outros fotógrafos aclamados que conhecemos no mundo usam essas pelo menos uma dessas ferramentas. Logo mais você vai entender também o porquê!

Antes de mais nada, preciso te dizer que seria impraticável ensinar pós-processamento via texto e imagens aqui nesse post, mas mesmo assim vou tentar demonstrar a ponta do iceberg com algumas dicas rápidas.

⚠ Se você quiser ver tudo na prática, em vídeo e com vários exemplos aprofundados, recomendo que clique AQUI e veja o nosso Curso Master de Fotografia e Pós-processamento.

Tanto o Lightroom quanto o Photoshop são verdadeiros caldeirões de receitas e poções mágicas, você não tem limites. Por isso dedicamos grande parte dos cursos nessa importante etapa.

Mas seguinte, aqui e agora vou tentar ensinar 3 truques rápidos que você pode fazer e já notar bastante diferença nas suas fotos. Saca só!

Lightroom - Truque 1: Contraste Turbo

Esse é um dos mais fáceis e poderosos ajustes que você pode fazer em suas fotos para melhorá-las rapidamente.

Para isso, escolha sua foto e dentro do Adobe Lightroom vá na aba "Revelação" e altere os controladores "Realces", "Sombras", "Brancos" e "Pretos" conforme os valores de exemplo abaixo:

Clique na imagem para ver em tamanho maior

A ideia do Contraste Turbo é basicamente é diminuir os "Realces" e aumentar as "Sombras", aumentar os "Brancos" e diminuir os "Pretos".

Fazendo isso conseguimos recuperar detalhes perdidos nas regiões que estavam claras e escuras demais, alem de criar um contraste mais interessante.

Importante: esses ajustes vão variar de foto para foto. Tente não usar sempre os mesmos ajustes que fiz no exemplo acima, experimente sozinho(a) e veja o que funciona melhor no seu caso.

Lightroom - Truque 2: Nitidez Seletiva

O segundo truque é o que chamamos de Nitidez Seletiva.

Através dele você consegue recuperar foco e nitidez de áreas específicas da foto, sem perder qualidade no todo.

Apesar da nitidez ser obtida principalmente durante a captura da foto usando configurações corretas dos 3 pilares da fotografia, você ainda pode mitigar parcialmente depois.

Para isso existem inúmeras formas, mas a mais simples que conhecemos é essa. Basta ir novamente na aba "Revelação" e vá até o bloco "Detalhe" na barra da direita. Lá dentro, iremos ajustar os controladores "Máscara" e "Intensidade".

Clique na imagem para ver em tamanho maior
nitidez_seletiva-CaraDaFoto

Novamente, os ajustes aqui vão variar de foto para foto, mas a ideia da Nitidez Seletiva é usar o controlador "Máscara" para controlar onde a nitidez será aplicada, sendo que quanto maior for a máscara, menor a perda de qualidade e aparição de ruídos na foto você terá.

Veja um comparativo abaixo de como seria aplicar os mesmos ajustes em "Intensidade" sem alterar o controlador "Máscara" também:

comparativo_mascara

Resultados consideravelmente diferentes!

Outra coisa que você pode fazer ao usar esse ajuste, é pressionar a tecla "Alt" do teclado enquanto arrasta para a direita a barrinha da "Máscara". Isso fará com que você veja mais facilmente onde o efeito será aplicado e onde não.

Truque Photoshop: Removendo Pessoas, Fios, Placas, Espinhas, etc

O terceiro e último truque de hoje é uma demonstração rápida da poderosa ferramenta Spot Healing Brush do Photoshop.

Com ela você pode fazer várias coisas, inclusive remover pessoas ou objetos que estejam roubando espaço na sua fotografia.

É aqui também onde você consegue facilmente remover espinhas ou imperfeições no rosto em retratos, retirar fios de eletricidade, postes, lixo do chão e por aí vai.

Para isso, importe sua fotografia no Photoshop e na barra lateral esquerda clique no ícone que parece um band-aid, ou use o atalho "J" no seu teclado.

Feito isso, tenha certeza de que a opção "Content-Aware" está selecionada acima e pronto... é só clicar e arrastar sobre o que quer remover da sua foto.

Clique na imagem para ver em tamanho maior

content_aware-CaraDaFoto

Na terceira foto você pode ver quão longe essa ferramenta deixa você ir.

Dito isso, nós aqui no Cara Da Foto não gostamos de alterar a realidade ou características dos lugares que fotografamos, portanto o máximo que faríamos nessa foto acima é retirar aquelas duas pessoas que estavam passando no momento e pronto.

Agora veja, preciso te lembrar que essa apenas a ponta do iceberg desta ferramenta e das demais coisas que você pode fazer nas suas fotos dentro do Photoshop. Seria impossível entrar em maiores detalhes aqui nesse artigo, então se você quiser ver como fazer este e vários outros truques na prática, em vídeo e com vários exemplos, recomendo o nosso Curso Master de Fotografia e Pós-processamento, clicando aqui.

4. CONCLUSÃO

O pós-processamento é a outra metade da laranja.

De nada adianta você ter capturado uma cena ou momento incrível se no final de contas não processar a foto para recuperar todos os detalhes que ficaram perdidos ou sem vida.

Não seja mais uma daquelas pessoas que publicam centenas de fotos assim como saem da câmera. Seja aquela pessoa que esbugalha olhos com as suas fotos. Seja um Cara ou uma Mina Da Foto 🙂

Os 3 truques que vimos acima de forma introdutória são bastante poderosos e fáceis de se aplicar, mas é natural você ter achado complexo se é a primeira vez que os conhece.

O primeiro passo é botar tudo na prática! Volte lá em cima e faça o mesmo com suas próprias fotos...

Mas se você quiser ir além e passar para o próximo nível capturando fotos como as que viu acima e obter os mesmos resultados do nosso portfólio, recomendo que venha para a nossa família de alunos.

Recomendo especialmente o mais novo e completo curso bestseller aqui do Cara Da Foto, o Curso Master de Fotografia e Pós-Processamento.

Dentro dele, juntos aos outros milhares de alunos, você tem acesso vitalício a mais de 100 vídeo aulas (25 horas de vídeo no total), tudo gravado na Nova Zelândia, cobrindo em muito mais detalhes:

✅  Todas as regras de composição usadas pelos melhores fotógrafos, na prática;

✅  Técnicas básicas e avançadas de pós-processamento no Lightroom e Photoshop;

✅  "Caixa de ferramentas" do Cara Da Foto p/ fotografias de pessoas e paisagens;

✅  Dicas para dominar fotografia urbana, noturna, preto & branco, chuva e sol a pino;

✅  Mini-curso de Photoshop e outro do Lightroom;

✅  Acesso ao exclusivo Clube do Cara Da Foto;

✅  Guia de planejamento de viagens;

✅  Bastidores e backstage do curso;

✅  Certificado;capaMaster

Enfim, é melhor você mesmo(a) ver e tirar suas próprias conclusões.

Estamos muito orgulhosos do resultado e também felizes demais com o feedback que temos recebido já de milhares de alunos.

Nós realmente nos desafiamos para criar o curso de fotografia mais prático e completo disponível em língua portuguesa e ficamos gratos em saber que atingimos este objetivo.

Pois bem, seja você iniciante ou avançado, acreditamos que esta é a tacada certeira!

Turbine seu aprendizado com a gente. Será uma grande honra ter você como parte da nossa família de alunos 🙂

✔  Se tiver interesse e achar que está pronto(a), é só clicar aqui: http://caradafoto.com.br/master

Um grande abraço e até a próxima!

Ricardo