A Ponte Mais Famosa Dos Estados Unidos

Olha, acho que um dos maiores desafios para um fotógrafo é lidar com a luz direta do sol. Já percebeu como as sombras ficam super escuras e as cores parecem que somem nas fotos? Você que já passou por isso, sabe como pode ser bem frustrante!

Nessa tarde ensolarada aqui em San Francisco, nos Estados Unidos, decidi dar uma volta de bicicleta pela região norte da baía. Esse caminho todo é impressionante, o pescoço chega a doer de tanto virar a cabeça, hehe!

Vi a ponte Golden Gate desse ângulo logo antes de cruzar ela, numa parada turística. Gostei das cores da vegetação ali ao redor e da forma que elas “fechariam o frame” da minha foto. Decidi, então, capturar o momento mesmo sobre o sol direto do meio-dia.  Configurei a máquina assim:

  • f7.1
  • ISO 100
  • 1/400

 

Depois no processamento foquei principalmente nas sombras e contraste das cores. O desafio aqui é tentar diminuir o efeito do sol direto, reduzindo as sombras e balanceando tudo. Nesse tipo de situação, quando o céu está sem nuvens e a luz é harsh (direta, sem difusão de nuvens por exemplo), a foto perde bastante contraste, então esse é um bom ponto para se começar! Essa dica com certeza deixa as suas fotos bem melhores 😉

É isso ai, se você quer entender melhor essa questão toda de luz direta, difusa, golden hour, e também dominar sua câmera e as coisas que realmente importam sobre a fotografia digital, você PRECISA assistir esse VÍDEO AQUI!

Um abraço,

Ricardo

 

  • André Ruiz

    A imagem é linda, mas parece que as cores do primeiro plano ficaram bem mais vivas que a ponte, o céu e a montanha ao fundo. Seria possível a imagem toda com a mesma tonalidade?