FOTO TREMIDA? FAÇA ISSO PARA CORRIGIR

Aprenda como “destremer” suas fotos tremidas com duas técnicas de edição fotográfica e também como nunca mais tirar fotos tremidas usando uma configuração ninja na sua câmera 🙂

Chega mais porque hoje você vai ver:

VELOCIDADE DO OBTURADOR

Entenda como esta é a configuração principal que determina se você fará fotos borradas, fotos tremidas, etc, ou fotos nítidas, com foco cristalino…

Veja, a sua velocidade do obturador precisa ser rápida o suficiente para “congelar o momento”, para capturar a fatia de tempo correta de modo que qualquer movimento ou trepidação não aparece na sua foto.

Digamos, se você colocar sua câmera num tripé e apontar para sei lá, uma ponte qualquer, algo que não se mexa, sinceramente, pouco importa a velocidade do obturador que você escolher… a foto muito provavelmente não vai sair tremida (a menos que bata um vento forte durante a captura, etc). 

Agora, se você apontar a câmera para a mesma ponte mas dessa vez é você quem tá fotografando com as mãos, a foto pode sim sair tremida se você usar velocidades tipo 1/50, 1/20, 1/10 ou mais lento. 

Eu, particularmente, consigo até capturar fotos nítidas em velocidades mais lentas, tipo 1/10, 1/6.. mas raríssimas vezes arrisco.. só quando for inevitável mesmo.

Agora, daqui a pouco eu quero te dar uma “formulazinha” que eu gosto de falar que pode garantir fotos nítidas, sem estarem tremidas, em praticamente 99% das situações que você se encontrar.

Então seguinte, como eu disse, não vou me aprofundar aqui na questão dos 3 pilares da fotografia (abertura do diafragma, velocidade do obturador, sensibilidade do iso) porque isso só ia te confundir agora, mas se você quiser aprender depois, no Curso Master de Fotografia tem um módulo inteirinho e vídeo sobre isso, ok?

Tudo passo a passo e em detalhes…

Então agora o que você precisa entender sobre essa questão é aqui hoje nesse vídeo é:

Se a sua foto saiu tremida, a solução #1 é:

  • Aumentar a velocidade do obturador.

Fazendo isso, o fato da pessoa, do carro, do bichinho se mexer bem na hora da foto, não influencia em NADA. Tudo pode sair cristalino com “movimento congelado”; ou ainda, se você sofre da famosa “tremedeira braba” na hora das fotos, não tem problema… aumente a velocidade do obturador e boa!

No entanto, existem muitos fatores que influenciam na escolha da “velocidade do obturador correta”, por exemplo:

  • Quantos milímetros tem a sua lente
  • O que você está fotografando
  • Qual a hora do dia
  • Luz ambiente
  • Está usando tripé ou não

Mas dito isso, daqui a pouco vou te passar uma “configuração ninja” que pode te ajudar nesse seu começo até você pegar bem o jeito, ok?

Agora que estamos entendidos sobre como EVITAR o problema de fotos tremidas…

O que fazer para CORRIGIR uma vez que o negócio já aconteceu?

Isso aqui:

DUAS TÉCNICAS DE EDIÇÃO

Aprenda como o Photoshop pode ajudar você reverter parcialmente essa falha de captura chegando em fotos mais nítidas e menos tremidas…

Aprenda tudo isso no vídeo e teste para ver com seus próprios olhos, combinado? Depois me diz o que achou 🙂


Bom, antes de fechar o post de hoje, preciso te falar daquela “configuração ninja” que você pode usar como referência no começo para ter fotos com menores chances de sairem tremidas…

Aqui vai, tipicamente… TIPICAMENTE, uma velocidade de pelo menos 1/160 é suficiente para congelar qualquer trepidação do seu lado e também congelar o movimento da sua cena.

Obviamente, tudo pode mudar de situação para situação, mas saiba que se você fotografar pessoas, animais ou paisagens com velocidades menores que essa, tem grandes chances de pelo menos alguma coisa sair tremida.

Então esse seria um bom parâmetro, uma referencia pra você que sabe absolutamente nada sobre o assunto… velocidades de 1/160 ou mais rápidas (tipo 1/250, 1/320, 1/500, 1/1000) tendem a garantir que nada fique tremido e, portanto, sua foto fique mais nítida.

Agora, lembrando nunca se regula 1 pilar da fotografia sozinho sem ajustar os outros 2, no caso, abertura do diafragma e a sensibilidade do ISO.

Porém, como eu te disse também, isso aí a gente explica em detalhes no Curso Master de Fotografia se você tiver interesse também…

Maravilha? Por hoje era isso…

Eu espero que você tenha gostado e aprendido algo novo!

Abração pra ti,

Ricardo

Me siga no INSTA: @ricardopolesso

✅Curso MASTER de Fotografia e Pós-processamento completo: Veja gratuitamente a apresentação dele aqui: www.caradafoto.com.br/master

📙 Leia meu livro bestseller “Cara Da Foto” aqui: www.caradafoto.com.br/livro