Dica Rápida – Como Aproveitar 100% Dos Lugares Que Visita?!

 Opa, hoje trago uma dica rápida para você sobre como aproveitar ao máximo os lugares que visita: olhe ao REDOR! Parece simples, né? E é, olhe só…

 Na maioria das vezes quando você visita algum ponto turístico, a tendência é focar SOMENTE naquilo que é mais famoso em si. Como nesse meu caso, seria a torre do relógio do Porto de San Francisco, que fica exatamente atrás de mim nessa foto. Isso acontece na sua cidade também, em Paris, em Roma e até na Lua (provavelmente hehe). Nós simplesmente ignoramos muita coisa quando algo em particular se destaca demais.

 Então a dica é: olhe ALÉM do ponto turístico! Experimente se afastar dele, virar a cabeça, etc. Você vai fazer fotos impressionantes, inesperadas e aproveitar 100% do lugar dessa forma.

 Mas hey, não estou falando para ignorar aquilo que você já sabe que é bacana. Fotografe TAMBÉM os pontos famosos!  😉

 Nessa minha foto eu quis capturar alguns elementos que me chamaram atenção ali na hora, quando olhei ao redor. Achei a cena super interessante com o corredor de árvores atrás, monumento e prédios nos pontos de interesse. As configurações foram:

  • ISO 100
  • 1/250
  • f/9.0
  • Lente: 10-20 (em 10mm)

 

Isso aí, espero que aproveite essa dica e comece a usar também! Sempre faço isso e te digo: boa parte das minhas fotos favoritas foram tiradas em situações como essa 😉

Veja esse VÍDEO AQUI se você ainda não consegue tirar aquelas fotos que tanto quer, seja por não dominar sua câmera ou as técnicas CHAVE para isso. Clique AQUI!

Um abraço,

Ricardo

  • Wagner Lima

    Ricardo, primeiro quero dizer que acompanho o cara da foto, e que estou fotografando melhor após seguir as dicas do site. Mas, essa foto me deixou intrigado, nas fotocasts que você e seu irmão avaliam as fotos enviadas a vocês, sempre se dá ênfase ao alinhamento do horizonte, nessa foto não pude perceber isso. Tem uma técnica especifica para tirar fotos sem estar com o horizonte alinhado?
    Abraço e sucesso a todos.

    • Muito bem observado, Wagner! Como usei uma lente super angular (em 10mm), a distorção natural dela cria um canal que leva até o monumento à esquerda, um caminho formado pelas árvores e prédios. A linha do horizonte, nessa foto, fica escondida atrás dos objetos na foto e a distorção da lente causa esse efeito bacana 😉
      Mas olha, não conheço nenhuma regra que diga que você PRECISA deixar o horizonte assim ou assado, fica a critério do objetivo que você quer atingir. Agora fotos onde você vê claramente que o horizonte tá torto e isso distrai a atenção, é seu dever evitar 😉

      • Wagner Lima

        Legal, legal mesmo! Agora apenas mais uma dúvida, pra qual e-mail eu mando minhas fotos para a foto-crítica?
        Abraços

  • Daise Regina Santos

    Ricardo, estou adorando as dicas. embora a minha camera, seja Canon PowerShot Elph 135, mas estou tentando assim mesmo, meu sonho é tirar foto da Lua, sem que ela fique um pontinho na escuridão.
    Abraço a todos.

    • Bacana Daise, obrigado pelo feedback. Vamo que vamo =)

  • Rodrigo Fernandes Mutti

    Ricardo parabéns pelo trabalho vcs são os caras ….