A Beleza Da Simplicidade

Você que faz parte aqui da nossa família do Cara Da Foto, já sabe que nós gostamos de falar da beleza dos DETALHES, não é? Muitas vezes a gente se encontra num lugar tão amplo e bonito, que os olhos nem percebem a beleza da simplicidade, dos pequenos detalhes. Eu tento sempre dar uma passada geral no que me cerca. Quase sempre fico impressionado 🙂

Hoje trago para você uma foto que tirei no Glacier National Park, que fica no estado de Montana nos Estados Unidos. Estava numa praia de pedras, aproveitando a paisagem, quando comecei a REALMENTE notar as pedras que eu estava sentado. São tão coloridas e polidas, que é difícil acreditar que a natureza fez isso. É uma praia de, sei lá, uns 800m mais ou menos, completamente coberta delas.

Pequei a câmera e sai para achar alguma composição bacana pra registrar. Pois bem, eis que essa borboleta da foto pousa logo ali e fica “modelando”. Tá, tá… concordo que não é a borboleta mais bonita do mundo, mas gostei o suficiente pra fazer uma foto das pedras e dela. Usei essas configurações aqui:

  • Máquina Canon 700D
  • Lente 18-135 (em 135mm)
  • ISO 100
  • 1/800
  • f/5.6

Veja que pela grande abertura do diafragma (f/5.6) e zoom da lente (135mm), consegui um pouco de DEPTH OF FIELD nas beiradas da foto e foco relativamente cravado na borboleta. Agora, aqui, eu que poderia ter chego uns 45cm mais perto dela e tentado fazer o efeito macro com essa minha lente, usando as mesmas configurações. Mas na hora nem me veio a ideia.

Bom, é isso aí. Detalhes, detalhes e mais detalhes! Aproveite para olhar por tudo onde você estiver, principalmente com uma lente macro… é um outro mundo que se descobre 🙂

Se você tá iniciando na fotografia e essa história toda de depth of field, velocidade do obturador, abertura do diafragma, e etc, parece grego para ti, assista esse vídeo AQUI.

Um abraço,

Ricardo