3 EFEITOS CRIATIVOS DE FOTOGRAFIA (direto na câmera)

Aprenda como deixar suas fotos mais interessantes usando 3 efeitos criativos que você pode fazer direto na sua câmera ou celular junto com o @ricardopolesso

Esses efeitos são meio divertidos também…

Digo isso porque além de ser legal de recriar, as fotos se destacam dentre tooodas as outras que vemos todo santo dia.

Bom, vamos para o primeiro efeito:

#1 – EFEITO DO ZOOM

A ideia por trás desse efeito é você capturar a foto enquanto você está dando um zoom na sua lente, ou enquanto você está andando para perto ou para longe.

Pra isso então você vai precisar de uma velocidade do obturador  mais lenta, e isso pode variar da intensidade do movimento que você fizer.

Eu sugeriria pra você então algo em torno de meio segundo, 1 quarto de segundo, ou mais que um segundo também dependendo do efeito que você quer.

Configurando essa velocidade do obturador mais lenta, o seu sensor vai ficar exposto por mais tempo o que vai fazer ele capturar todo esse movimento.

Agora, a velocidade do obturador é só um dos 3 pilares né. Você precisa balancear os outros 2 para que a foto não fique estourada, né…

Tipo reduzindo o máximo a sensibilidade do ISO, fechando o diafragma, usando algum filtro escuro… enfim, existem alternativas.

Agora, se você não quiser ou não conseguir dar um ZOOM enquanto fotografa, você pode girar a sua câmera, abaixar, levantar… etc, qualquer outro movimento que você fizer vai ficar gravado na foto durante essa exposição mais lenta.

#2 – FOTOGRAFE ATRAVÉS

Eu gosto bastante de fotos como essas onde você meio que enquadra a cena numa moldura, seja uma fechadura, clareira entre árvores, formações rochosas, prédios, janelas, enfim… a criatividade não tem limite!

E é realmente muito fácil de fazer, sabia?

Tem gente que é empenhado nesse negócio comprando aquelas esferas de vidro e tudo e também tem aqueles que enjambram usando coisas do dia a dia, tipo garrafa d’agua e etc…

Eu, particularmente, quando quero fazer esse efeito, como fotografo viagens e paisagens, procuro sempre usar molduras naturais ao invés desses acessórios aí.

Não tem nada de errado usar na minha opinião, mas é uma questão de gosto pessoal.

#3 – SILHUETAS

Quando bem feito, esse tipo de foto é muito legal!

A ideia aqui é você meio que esconder detalhes da sua foto capturando somente a silhueta das coisas, o contorno, o formato delas.

Tipicamente essas silhuetas tendem a ser mais escuras ao redor de algo em destaque, seja o céu ou qualquer outra coisa.

Note também que esse efeito aqui também acaba meio que automaticamente criando aquela ideia de moldura, já que os contornos em si vão de fato contornar algo se comportando então como molduras, de fato.

Pra você fazer isso, essas silhuetas mais escuras, tem algumas alternativas que eu posso te recomendar:

  • A primeira delas é configurar uma velocidade muito rápida do seu obturador para que o seu sensor capte muuuito pouca luz, só aquilo que for bem claro vai aparecer e o resto vai ficar totalmente sem detalhes, escuro… em silhueta.
  • E você pode também usar do exposure compensation bem pra baixo pra forçar a sua câmera a fotografar mais em low key, escuro né.

Nós temos um passo a passo prático que já foi testado e comprovado por dezenas de milhares de outras pessoas que pode te ajudar nessas configurações, se você ainda não domina tudo certinho.

O nome dele é Curso Master de Fotografia e Pós-processamento.

Se isso te interessa, assista o vídeo de apresentação aqui em caradafoto.com.br/master e veja com seus próprios olhos, combinado?

Como sempre, espero que você tenha curtido o vídeo. Que ele tenha te ajudado de alguma forma, e eu te vejo no próximo na semana que vem.

Abraço forte,

Ricardo

✅ Me siga no INSTAGRAM: @ricardopolesso

👉 Cara Da Foto no INSTAGRAM: @caradafotooficial

💥 CURSO MASTER DE FOTOGRAFIA. Veja gratuitamente a apresentação dele aqui: http://bit.ly/master-curso

📙 Nosso livro bestseller aqui: http://bit.ly/livrocdf