Retrato Mara (+2 dicas para retratos)

Tempo de leitura: 3 minutos

Opa, tudo tranquilo com você?

Hoje eu tenho esse retrato bacana para compartilhar contigo e dar algumas dicas de brinde.

A modelo do dia é a Mara, minha namorada. Nós estávamos em Balneário Camboriú por alguns dias e ela teve a ideia de visitar o Cristo Luz, que tem uma vista panorâmica da cidade.

Fomos mais perto do final do dia pensando em talvez ver as luzes da cidade acendendo junto com o sol poente. Foi bacana!

Agora seguinte, nesse dia eu fiz várias fotos dela em iluminações diferentes. Todas naturalmente iluminadas pelo sol, é claro – você já deve saber que eu não uso flash NUNCA 🙂

Veja só algumas dessas fotos e note como a luz fez bastante diferença:

Clique para ver em tamanho maior…

Apesar de tudo as duas ficaram bacanas, né? Isso porque eu tomei cuidado para explorar as características das duas situações.

Mas perceba como na segunda foto a sombra no rosto fica bem mais forte que na primeira.

Isso acontece em função do horário que fotografei.

  • No primeiro exemplo o sol já havia sumido no horizonte. Ou seja: sem sombras.
  • Já na segunda foto, ele ainda aparecia no céu e acabava fazendo sombras na cena.

Eu canso de ver por aí retratos onde a pessoa tá com a cara completamente na sombra com a paisagem ensolarada atrás ou vise-versa. Isso é péssimo!

Seguinte, outra coisa que fiz nessas duas fotos é prestar atenção na composição fotográfica.

Note que posicionei a nossa modelo sempre olhando “para dentro da foto” (parte maior).

Isso acaba criando uma sensação de harmonia para a foto e deixa tudo mais interessante. Inclusive, você pode ver esse outro post aqui se quiser ver na prática as diferenças:

À propósito, recentemente gravei um tutorial em vídeo onde processei essa foto em preto e branco passo a passo ao vivo também. Talvez te interesse:

Bacana, agora quanto as configurações que usei, sem segredo:

  • Câmera Canon 700D
  • Lente Canon 18-135 (em 135mm)
  • ISO100
  • f/5.6
  • 1/125

Maravilha, né? Não tem preço saber que para fazer fotos ESTUPENDAS não se precisa necessariamente de equipamentos ridiculamente caros 🙂

Mas seguinte, em resumo, o ponto chave aqui hoje é o seguinte:

Você pode, SIM, fazer fotos de retrato incríveis somente com a luz natural do sol, sem usar qualquer tipo de flash ou acessório extra.

Muitas pessoas (infelizmente) se prendem à ideia de que precisam de uma lente X, câmera Y ou flash Z para fazer as fotos que tanto querem. Mas na verdade, como você já sabe: muito mais importante que o equipamento usado, é a competência do fotógrafo. Certo?

✔ Qualquer câmera que dê o controle sobre os 3 pilares da fotografia (abert. do diafragma, sensibilidade do ISO e velocidade do obturador) é mais que suficiente para isso.

✔ Qualquer lente quando usada com cuidado vai te possibilitar capturar fotos incríveis, até mesmo as de entrada (18-55mm , 18-135mm). Você pode ver alguns exemplos no nosso próprio portfólio oficial

✔ A iluminação do sol é divinamente perfeita e mais que suficiente para fotos incríveis, quanto explorada sabiamente 🙂

E claro, nem vamos entrar no assunto das fotos de celular hoje em dia, hehe… em alguns casos é impossível diferenciar de tão bacanas que ficam.

Isso aí! Um grande abraço e até a próxima,

Ricardo

Veja a foto em tamanho maior:


Se você quiser também os nosso Presets Oficiais para turbinar suas fotos:

➡  PRESETS OFICIAIS DO CARA DA FOTO

 

E se você quiser também se juntar aos outros milhares de alunos do Curso Master e começar a tirar as melhores fotos da sua vida, ainda hoje, aprendendo tudo na prática junto com a gente:

➡  CURSO MASTER DE FOTOGRAFIA

São mais de 25 horas de conteúdo em vídeo, ensinando tudo na prática e com vários exemplos.