[Na Prática] Usando Filtros De Densidade Neutra Para Longa Exposição Durante o Dia

Opa, tudo tranquilo?

Bom este é um vídeo rápido (com uma foto no final) que mostra a utilidade dos famosos filtros de densidade neutra durante o dia.

Como você pode ver no vídeo, estes tipos de filtros consistem simplesmente de um vidro escuro. Isso permite que sua velocidade do obturador seja bastante lenta, mesmo durante o dia.

Se você você tentar tirar fotos que durem alguns segundos durante o dia, você jamais irá conseguir isso ajustando somente os pilares da câmera, por mais que você coloque sua abertura do diafragma em f/32 e seu ISO o mais baixo possível.

Para dar este efeito de longa exposição você vai precisar de um filtro de densidade neutra.

Nota: Se você ainda coça a cabeça quando eu falo dos pilares da fotografia e não está confortável com o uso da velocidade do obturador, abertura do diafragma e ISO para cada situação, você pode ver nosso curso online de Introdução a Fotografia Digital que será perfeito pra ti, clique aqui.

Essa foto que você vê no final do vídeo abaixo foi tirada com 30 segundos de exposição.

Espero que curta!

Lembre-se que você pode aprender fotografia comigo e meu irmão Ricardo aqui do Cara Da Foto através dos nossos cursos oficiais de fotografia online. Clique aqui e veja!

Grande abraço,

Rodrigo

  • Marcos

    Olá Rodrigo, tudo certo ? Quantos stop de bloqueio você usa no teu teu filtro ?

    • Este que usei tem 10 stops de bloqueio 🙂 Bem escuro.