Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Opa, BOM DIA para você! Na real, um dia quente e ensolarado como o da foto, hehe 🙂
Nesse dia eu estava em Balneário Camboriú novamente, aproveitando o tempo que passei por lá. Curiosamente, dessa vez, quase todos as manhãs tive disposição pra pular da cama e aproveitar o nascer do sol lá da areia. Inclusive, esse é o meu horário preferido para fotografia, melhor inclusive que o pôr do sol. Digo isso porque para mim, o contraste das cores é mais vivo e intenso, já que você tem estrelas em cima e o dourado lááá no horizonte.
Note que optei, mais uma vez, por fotografar diretamente contra o sol. Se você não sabe como é FÁCIL e rápido de se fazer isso, veja esse vídeo clicando aqui: http://caradafoto.com.br/devsite/o-amanhecer-litoral
As configurações foram:
- Canon 700D
- Sigma 10-20 (em 10mm)
- Filtro de densidade neutra
- Filtro polarizador
- f/7.1
- ISO100
- 1/5
Esses filtros aí, eu usei para o seguinte:
- Filtro de densidade neutra (ND Filter)
- São lâminas escuras que você pode rosquear diretamente na lente, ou usar algum adaptador para encaixar. O objetivo é deixar a cena MUITO mais escura, para que você consiga fazer exposições mais longas.
- Filtro polarizador
- Também pode ser rosqueado ou encaixado. O objetivo é retirar reflexo das coisas (mesmo princípio das lentes polarizadas nos óculos). Costumo usar quanto tem água na foto, porque ele acaba ajudando a ver um pouco mais do fundo do rio/lago/mar/etc.
Lógico, você NÃO PRECISA de nenhum deles para fazer as suas fotos parecidas, se não tiver. Mas falando mais um pouco sobre filtros, esses tipos aí são os dois únicos que EU uso. Todo o resto eu prefiro fazer na pós-produção, com mais tempo e controle sobre a intensidade.
Isso aí, espero que tenha curtido a foto também.
E claro, se você ainda não tira as fotos sensacionais que tanto quer, talvez seja a hora ideal de conhecer os nossos cursos oficiais de fotografia aqui do Cara Da Foto. Eles são os mais vendidos e bem avaliados do Brasil, veja por que clicando aqui.
Até a próxima, um grande abraço!
Ricardo