Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Opa, tranquilo?
Acho que nessa altura do campeonato, você já deve ter lido por aqui no site eu curto muito fotografar igrejas.
Acho o interior delas especialmente fotogênico! O contraste de cores, simetria do altar e das bancadas são divertidos de se capturar 🙂
Mas hoje a foto NÃO é do interior, mas sim do exterior de uma igreja em Reykjavik, na Islândia, que leva o amistoso nome de “Hallgrímskirkja”. É isso mesmo, copiei direto da internet para garantir. Boa sorte pronunciando isso em islandês heheh…
Mas seguinte, nesse dia eu tive a sorte de pegar um céu nublado e com nuvens pesadas! Acho que o design da igreja combina mais com um céu carregado do que limpo.
Então bem ciente do tamanho da minha sorte naquele momento (além do céu perfeito, nenhum turista na frente pra atrapalhar a foto), me posicionei exatamente na frente da igreja para aproveitar a simetria da cena e click!
Perceba que além da igreja, que é perfeitamente simétrica, a calçada na frente e as construções ao redor são meio parecidas também. Nessas horas não tem erro, é só deixar o foco da foto (a igreja, no meu caso) bem no meio do frame e boa! SIMETRIA é a palavra aqui.
Inclusive, se eu tivesse deixado a igreja em uma das linhas de interesse das Proporções Douradas, por exemplo, tenho certeza que a foto perderia o IMPACTO.
Recomendo fortemente que você também tente fazer isso sempre que identificar algum padrão desse tipo 🙂
As configurações da foto foram:
- Canon 550D
- Lente Sigma 10-20 (em 10mm)
- f/4
- 1/2000
- ISO200
Note que as configurações não foram as melhores. Eu poderia facilmente ter usado um ISO menor e abertura do diafragma maior para ganhar um pouco em nitidez e qualidade da imagem.
Mas essa foi mais uma daquelas situações-relâmpago, e quer saber… curti bastante o resultado mesmo assim! No processamento consegui trabalhar bem com essas configurações da foto.
Bem, espero que tenha curtido e se sinta motivado para sair por aí treinando fotos de SIMETRIA!
Agora se você ainda apanha nessa questão de ISO, velocidade do obturador, abertura do diafragma, processamento de fotos, e etc, dá uma olhada nos nossos cursos oficiais de fotografia aqui do Cara Da Foto. Tá na hora de passar para o outro nível da fotografia e assumir o comando da sua câmera! Clique aqui.
Um abraço,
Ricardo