Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Ah esses macacos só tem a cara de simpáticos mesmo…
Essas criaturas salafrárias e oportunistas são muito mais “espertinhas” do que parecem.
Eu retratei esse macaquinho no parque municipal de macacos na cidade de Ubud na ilha de Bali, na Indonésia.
Esses bixos ficam esperando oportunidades para surrupiar qualquer coisa de turistas que possa ser trocada por comida depois.
Aliás, o pessoal do parque já está acostumado a resolver esses problemas que acontecem a todo momento. Os macacos roubam garrafas de água, câmeras e qualquer outra coisa. O turista fica desesperado e o pessoal do parque ajuda eles a pegarem de volta o item roubado oferecendo alguma comida para o macaco delinquente hehehe…
Enfim, o que queria contar aqui é que este macaco tem uma lição valiosa sobre composição de fotos para nos ensinar.
Perceba que eu compus ele exatamente sobre a linha vertical da esquerda da famosa “golden ration”, ou proporção áurea, proporção dourada, etc, como você pode ver abaixo:
Ainda, a cabeça dele ficou posicionada na intersecção das linhas da proporção, conforme indicado pela seta vermelha.
Esse tipo de composição trás muito mais harmonia, beleza e impacto para as fotos no geral. Claro, nem sempre é tão fácil de assim de se posicionar os elementos da foto de acordo com estas proporções, mas por isso que escolhi esta foto, porque é ótima para exemplificar.
O poder de composição destas proporções douradas é muito maior do que a famosa “regra dos terços” que é uma versão simplificada e tem seu lugar, porém, ao nosso ver, come poeira em comparação a golden ratio.
Nós falamos muito a respeito dessa regra de composição que vai muito além da fotografia. Essa regra parece mesmo ser um tipo de regra de beleza da natureza como um todo.
Se você ainda não viu o vídeo tutorial gratuito onde mostro na prática como aplicar essa regra nas suas fotos, coloque seu email aqui em cima no site para ver o quanto antes.
Tente, por exemplo, compor de acordo com estas proporções os retratos que você captura. Acho que vai ser positivamente surpreendido com os resultados.
Estas proporções podem ser aplicadas à qualquer tipo de foto e com o tempo, o seu olho fotográfico vai começar a enxergar o mundo de acordo com elas e tudo irá ficar mais fácil (e bonito)!
Sempre que tiver dicas que podem deixar suas fotos mais impactantes, com certeza compartilharemos aqui 🙂
No meio tempo, se você quiser dar um salto quântico na sua aprendizagem de fotografia e começar a partir de agora a tirar as melhores fotos que já tirou na vida, pule dentro do nosso famoso Curso Master De Fotografia e Pós-processamento! Você vai se surpreender 🙂
Clique aqui para ver se ele é pra você ou não 🙂
Um forte abraço e espero que esta dica lhe tenha sido útil!
Rodrigo