Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Opa, hoje quero bater um papo rápido com você sobre o que eu acredito serem as Quatro Maiores e Mais Enganadoras MENTIRAS sobre a Fotografia Digital de todos os tempos!
Éééé… assunto quente, então relaxe, sente-se confortavelmente na sua cadeira e simbora! Tenho certeza que você já escutou pelo menos duas dessas infelizes mentiras, então respire fundo, porque hoje a gente vai brindar a ANIQUILAÇÃO total delas, hehe 🙂
1 – Começando pela mais infeliz de todas: “Equipamento GARANTE fotos sensacionais!”
Dois tipos de pessoas falam isso: aquele que tem mais equipamento que competência e o típico “muleteiro”, que acha desculpa pra tudo! A verdade é que equipamento não garante NADA! A competência, sim, garante.
Hoje qualquer celular e camerazinha de bolso filma em HD, tira fotos em alta resolução e boa qualidade.
Então o que realmente separa o CARA, do amador, é a manipulação da câmera, composição, aproveitamento da luz, escolha e o enquadramento da cena, enfim… a ARTE!
Pega um cara que fala que equipamento faz foto bonita, e coloca na mão dele a câmera mais cara do mundo.
Você vai olhar as fotos e rachar o bico, qualquer criança consegue fazer igual e não precisava ter gasto trilhões de “dinheiros!”
Mas calma lá, não tô dizendo que equipamento é tudo igual e tanto faz, mas sim que me parece bastante lógico comprar pela NECESSIDADE e não pela crença de que isso vai garantir bons resultados.
Nada mais frustrante que gastar muita grana e descobrir, depois, que o que faltava mesmo era o seu domínio.
Então é um grandessíssimo de um mito acreditar que equipamento, SOZINHO, vai levar suas fotos para um outro nível!
Câmeras e lentes são meios de capturar e expressar a arte que você cria através da SUA competência e visão artística!
Quanto mais experiente você for, mais liberdade vai querer ter e consequentemente vai investir naquilo que te propicie isso!
2 – A inocente: “Fotógrafo que é fotógrafo não PROCESSA fotos”.
Essa é de matar, né não?
Minhas fotos NUNCA saíram perfeitas da câmera, não importa o que eu faça nas configurações. Sabe por quê?
Porque o sensor simplesmente não captura o contraste e as cores como elas realmente eram.
A distribuição da luz, a perda de nitidez, as distorções da lente e etc, deixam cada vez mais longe aquela imagem linda que seus olhos viram.
Processar uma foto é tão importante quanto tirá-la!
Eu costumo dizer que o processamento começa na hora que você usa algum tipo de filtro físico na lente, e vai até o software depois.
A foto PRECISA fazer jus ao momento que você fotografou! Você deve deixar suas fotos tão bonitas quanto elas merecem.
Concordo que quando a gente fala em processar fotos, hoje em dia, é tudo muito fácil e as opções são infinitas. Mas eu, particularmente, não pratico (nem gosto) da manipulação que descaracteriza a cena, como por exemplo: substituir nuvens, recortar árvores, colocar passarinhos e arcoíris onde não tinha, etc.
Agora, tirar uma aberração cromática, trabalhar na nitidez e contraste das cores, isso eu faço em TODAS minhas fotos.
Acho que todo fotógrafo precisa meter a mão naquilo que a câmera fez um mau trabalho, ou nem fez. Pra isso você encontra vários softwares, como o Adobe Lightroom, por exemplo, que recomento fortemente! Inclusive, já viu esse vídeo gratuito com uma dica bacana de processamento? Clique AQUI, acho que você vai curtir!
Mas olha, se isso ainda não faz sentido pra você, saca só: sabe AQUELA sua foto preferida? Aquela que você capturou o momento exato, naquele lugar fantástico?
Aquela foto PERFEITA, que… bem, ficou com o horizonte um pouquinho torto, o céu meio esbranquiçado e sem vida… as cores pouco vibrantes? Pois é, ajeita a coitada! A cena que você viu aquele dia é melhor que isso e merece representar exatamente aquilo tudo.
Foi sua câmera que não conseguiu “pegar” tudo. Exceto o lance do horizonte torto, que a culpa foi inteiramente sua, hahahah!
3 – A lamentável: “Estude e leia MUITO para tirar fotos impressionantes”
Ótimo se você, em algum momento, enfiou a cara nos livros e sabe TUDO que tem pra saber sobre a óptica, mecânica, a origem e o passado da fotografia!
Conhecimento é conhecimento e isso não se discute. Agora você há de aceitar que isso, definitivamente, NÃO garante boas fotos! Ajuda, SIM, mas não garante. Mais importante que estudo, técnica e equipamento, é a visão artística.
Tá cheio de fotógrafos (“natos” ou não) que saem impressionando sem ter lido absolutamente NADA a respeito.
A arte flui naturalmente e a prática vai aperfeiçoando os resultados. Pessoas assim tiram fotos inacreditáveis com iphone também, sem nunca ter visto um tutorial, se quer. Mas claro, é sempre bom que se domine, pelo menos, os três pilares da fotografia (sensibilidade do ISO, abertura do diafragma e a velocidade do obturador).
Dessa forma você aproveita o melhor de cada situação e evolui a cada foto!
4. Pra fechar, a comum: “Use o modo AUTO da sua câmera”.
Meu chegado, minha chegada… sua câmera é BURRA, sabia?
A coitada se esforça para adivinhar o que você quer, mas quase nunca acerta. Isso é básico, o modo AUTO é um atraso! Suas fotos só vão ESBUGALHAR os olhos das pessoas, quando você assumir o controle total da câmera.
Você não quer que ela escolha sozinha qual a melhor abertura do diafrágma, que calcule uma velocidade do obturador e, muito menos, que soque um ISO alto quando tiver pouca luz.
Você precisa e deve ser o responsável pela foto que vai bater, não a máquina! Ah… vou nem entrar no mérito do flash automático, hein!
Valorize suas fotos e a si mesmo: FUJA DO AUTO!
Explore sua criatividade em fotos de longa exposição, escuras, dramáticas, desfocadas, etc…
Analise o fotômetro e configure você mesmo os pilares e modos da sua câmera! Você irá ser grato por fazê-lo, caso ainda não o faça 🙂
Entendo que essa transição pode ser um pouco assustadora inicialmente, então quem sabe o nosso curso oficial de Introdução à Fotografia Digital possa ajudar você também. É um verdadeiro bestseller nacional que leva você pela mão, de forma super direta e prática por tudo aquilo que você precisa entender para assumir o controle total do seu equipamento. Veja clicando aqui!
Fechando…
Sabe, me frustra MUITO ver esse tipo de mentira todos os dias. A arte da Fotografia é fantástica demais para ser TEDIOSA e MONÓTONA! Fotografia é ARTE, é VIDA… é DIVERSÃO!
É isso aí, sei que concorda comigo, então deixo você jogar a última pazada de terra nessas 4 mentiras, beleza?
Espero que você tenha achado útil e passe adiante a mensagem, ninguém merece ser prisioneiro dessas crendices arcaicas! A gente se vê no no próximo post 🙂
Um grande abraço,
Ricardo